Paulo Gracindo – Poemas E Sonetos De Ghiaroni (1956)

Olá a todos! A partir de amanhã estarei oficialmente de… FÉRIAS!!! Quinze dias de pernas pro ar, êta coisa boa! Havia pensado em fazer uma viagem , mas a chuva está me tirando o tesão. Por enquanto eu ficarei por aqui e o Toque Musical continua a sua jornada diária. Mas, já fiquem os amigos cultos e ocultos avisados, poderemos vir a dar uma pausa de, pelo menos, uma semana, ok?
Continuando nossas postagens alternadas entre poesia e música, reservei para o domingo um encontro com Ghiaroni, na interpretação impecável do grande ator Paulo Gracindo. Temos aqui um lp de dez polegadas lançado pela Sinter em 1953, de sua série dedicada à poesia. Nele, Paulo Gracindo interpreta quinze poemas de um escritor, hoje em dia, pouco lembrado, o jornalista, poeta, cronista e autor de várias e famosas novelas e programas de rádio, Giuzeppe Ghiaroni. Embora seu nome nos soe como um estrangeiro, mais especificamente italiano, o poeta era carioca, da cidade de Paraíba do Sul, na Serra Fluminense. Ghiaroni escreveu várias novelas para o rádio, nas quais Paulo Gracindo era um de seus principais atores. Paulo, antes da TV, do memorável e impagável personagem de Odorico Paraguassú, já era um homem do teatro e do rádio. Começou na Rádio Tupi e depois foi para a Nacional. Trabalhou como produtor, apresentador, locutor e animador de uma série de programas. Esses fatores em comum, além da admiração mútua entre eles, propiciou a gravação deste disco, que nos traz um belíssimo resultado e digno de resgate. Vamos ouví-lo?

a máquina de escrever
homenagem
doce nome de estela
a luz de maria
injustiça
previsão
dia das mães
a palavra querida
beijos
veneração
não me faças sonhar
respeito
tereza
beijo
aquilo
.
PS.: Para engrossar o caldo, estou incluindo um pouco mais de Ghiaroni. Segue aqui alguns registros do programa de humor, “Tancredo e Trancado”, escrito por ele para a Rádio Nacional na década de 40. Muito bom!

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

14 thoughts on “Paulo Gracindo – Poemas E Sonetos De Ghiaroni (1956)

  1. ôpa, mais um SINTER!! Isso é que é sorte e agilidade!!
    Procure “Sadi Cabral interpreta poemas de Luiz Peixoto” também SINTER

  2. Cara, muito bom esse programa tancredo e trancado, to ouvindo e rindo muito aqui.
    te agradeço muito.
    Você não tem mais programas antigos de radio?
    Leonardo C.

  3. Meu mano deu um 78 rpm de presente para a mama no dia das mães que tinha esta faixa (Dia das mães) e o lado B, era uma faixa dedicada ao dis dos pais.
    Um achado este LP.
    Parabéns Augusto, só não sabia que você tinha incorporado o ZKD.

    Um abraço!

  4. Procuro o poema das maes na voz de Paulo Gracindo… muito dificil, alguém pode disponibilizar isso em mp3?
    muito grato: Laudo Costa.

  5. há muitos anos procuro um poema na voz de Paulo gracindo com titulo o filho prodigo ,era um vinil 45 rpm, onde posso conseguir?

  6. há muitos anos ouvi um disco em vinil 45 rpm que continha entre os poemas ,o filho prodigo como conseguir a gravação? vinil, ou cd não importa,o importante é conseguir a obra.

  7. Desculpe não entendi como obter a gravação de Paulo Gracindo interpretando sonetos e poemas de Ghiaroni. Poderia ajudar ?

  8. Sérgio, você precisa estar associado ao nosso grupo, o GTM. Leia as orientações no texto lateral do blog.

Deixe uma resposta