Orquestra Pan American – Star Dust (1959)

Olá, amigos cultos e ocultos! Passei a manhã de hoje ouvindo alguns dos discos que comprei recentemente na mão de um catador de papéis. Entre tantos, existem alguns cujo estado de conservação é ótimo. Ainda bem que eu cheguei a tempo, senão o cara, com aquela mão de lixa, continuaria ali tratando aqueles vinis como trata seus papelões. Foi mesmo muita sorte minha. “Star Dust” da Orquestra Pan American é um que está em muito boas condições, parece novo e é uma versão mono Hi-FI.
Os discos da Musidisc primavam pela qualidade, tanto fonográfica, de gravação, como também na qualidade material das capas. O Nilo Sérgio, dono da gravadora, tinha uma visão refinada e produzia seus discos buscando a mesma paridade como os álbuns feitos nos Estados Unidos. Depois que Musidisc caiu nas mãos da Globo/Som Livre, os relançamentos vieram sem a mesma preocupação, capinha simples e vinil de plástico. A preocupação com a qualidade e informação era tanta, que chama a atenção a contracapa. Nela temos um quadro com informações técnicas sobre os sistemas de gravação utilizados e seus discos, chamados de “Hi-Fi Masterpiece” e Hi-Fi Musidisc”. Este álbum, assim como outros da gravadora, foram lançados em duas versões, estéreo e mono Hi-Fi. Vejam vocês que conforto essa gravadora nos dava! Há no quadro informações também sobre os microfones utilizados e seus gravadores. A coisa chega ao cúmulo da perfeição ao detalharem os decibéis e curvas de frenquência, como se todos os consumidores de discos fossem técnicos em gravação. Mas a verdade é que isso demonstrava o primor com o qual o Nilo Sérgio idealizava a sua gravadora. O cara pensava como americano (ou pelo menos, queria o seu produto assim). Nisso tudo ele só falhou nas informações artísticas. Embora a contracapa também estampe um texto, de Sebastião Fonseca, apresentando o disco, pouco se falou da produção artística. Sabemos que este foi o segundo disco com esta Orquestra Pan American. No mesmo ano de 59, a Musidisc havia lançado o álbum “Samba Internacional“, também postado aqui. O sucesso dessa primeira produção levou a gravadora a lançar, no mesmo ano, mais um disco na mesma linha. Para isso, recrutou novamente os mesmos instrumentistas e regente, os quais não constam os nomes. Somado a isso, tem também um côro vocal com quatro vozes femininas e quatro masculinas. Essas últimas são do grupo vocal Os Cariocas. O repertório do disco é bem parecido, no arranjo, com o álbum anterior. São nove sucessos internacionais da época, revestidos com arranjos de samba e mais três sucessos nacionais no mesmo estilo, que entram para azeitar a festa.
Só depois de ter ‘quebrado pedras’ (preciosas) e ao fim desta postagem foi que percebi que o álbum também já foi postado no Loronix e no Baudelongplaying. Uma prova de que este disco é realmente muito bom. Para criar o meu diferencial, estou postando as duas versões, hi-fi e estéreo. Se você ainda não ouviu, chame logo o seu ‘pai de santo’… Muito bom! 😉

paradise
i’m in the mood for love
brigas nunca mais
temptation
pode implorar
i cried for you
again
piove
blue skies
se todos fossem iguais a você
star dust
that old black magic

Deixe um comentário