Silvio Rodríguez & Pablo Milanés – Cuba Nueva Trova (1978)

Buenos dias, hermanos cultos e ocultos! Pelo visto, completaremos o ciclo de uma década saudando não apenas a música brasileira, mas também a música feita pelos nosso irmãos latinos. Quando me propus criar este blog, pensei também em guardar um espaço para a música latinoamericana e também as de língua portuguesa, afinal essa é a produção musical que ainda merece ser revistada, visto que nos dias atuais são apenas subprodutos o que encontramos facilmente por aí. Assim, seguiremos pelos próximos dias, trazendo esse leque de variedades musicais latino americanas.
Hoje temos a presença de Pablo Milanés e Silvio Rodrigues, dois grandes nomes da música cubana, ou ainda, da ‘nueva trova cubana’. Artistas de destaque internacional surgidos após a revolução cubana. Se tornaram conhecidos internacionalmente graças ao movimento musical surgido nos anos 70, conhecido como Nueva Trova Cubana, assim como foi no Chile com o movimento Nueva Canción, que se espalhou por toda America Latina, com ecos também na Espanha. Para a nossa surpresa, Silvio e Pablo se desentenderam a partir dos anos 80 por questões políticas e ao que contam passaram a trocar farpas a ponto de não se falarem mais. Pablo vive em Miami e Silvio em Havana.
Neste lp, que só agora percebo que está com a capa trocada, temos ao invés de 12, 17 músicas, sendo que essas, em sua maioria não tem nada a ver com o outro. O que temos aqui é então uma coletânea, para a qual usaram a mesma capa original de 1978. Por conta disso, exclui a contracapa, que já é da versão 85, lançada no Uruguai. Por enquanto, deixo as coisas como estão. Logo que eu tiver o disco nas mãos prometo repor um novo link, ok?

la nueva escuela
los caminos
cuando digo futuro
tú eres la musica que tengo que cantar
te doy una cancion
pobre del cantor
el rey de las flores
como el largo de tus rios que te riegan
fusil contra fusil
si el poeta eres tu
si tengo un hermano
yolanda
madre
su nombre puede ponerse en verso
el mayor
el papalote se fue a la bolina
la masa

.

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Deixe uma resposta