Toque Musical, 10 Anos!

Bom dia a todos os amigos, cultos, ocultos e todos os associados! Hoje é um dia muito especial para nós. Inacreditavelmente, conseguimos chegar a meta dos 10 anos de vida. Digo meta, porque depois que chegamos aos nove, para o dez era só mais um ano. E no que dependesse de mim, faria tudo para chegar a uma década, completando assim um ciclo de verdade. Parabéns para mim, parabéns para os meus colaboradores, parabéns para todos os amigos cultos, ocultos e associados! Fizemos ao longo desse tempo muita coisa. Foram mais de 3 mil postagens. Posso garantir que ajudamos a resgatar muita música, muitos discos, muitos artistas. Certamente, graças ao Toque Musical, assim como outros blogs, muito do que foi esquecido e até apagado da história da música brasileira, de seus artistas, discos e gravações, voltaram à vida, reencontraram seus ouvintes e conquistaram tantso outros. Se hoje poucos blogs, como o TM, ainda resistem é porque seus autores são assim como eu, amantes da música e dos discos e buscam divulgar seus acervos e compartilhar afinidades. Por outro lado, muitos migraram para outras plataformas tipo Youtube. Aliás, tudo o que hoje encontramos de raridades fonográficas no Youtube é dá por conta dos blogs. Foi e é o nosso trabalho transferido para um canal imediato, onde as pessoas já não precisam baixar nada para ouvir. Pois é, vivemos o momento da música digital, dos ‘streamings’… da música orfã de um disco, da música feita apenas para se ouvir, usar e jogar fora. O conceito de música pelo Youtube é algo assim. Ela está lá, mas você não sente que a tem. Você apenas tem acesso a ela enquanto estiver ali. Contudo, ainda existem pessoas interessadas no disco material, na música que seja pelo menos acessível enquanto arquivos digitais ou digitalizados. Tem gente, como eu, que quer baixar o disco, ver e ouvir as músicas separadamente, ver capa e contracapa, selos e outras informações disponíveis. Tem gente que coleciona música em mp3. Tem gente montando acervos digitalizados para fins educativos e de estudos.Tem gente que ama discos… É por conta dessas e de outras que a gente continua e não desiste. Eu, por muitas vezes pensei em parar, mas quanto mais eu andava, mais via o quanto já tinha feito e seria uma pena, de repente, jogar tudo pelo ralo. Não, a gente continua! Contando com os amigos e colaboradores, a gente acaba seguindo em frente. Vira também uma certa obrigação, mesmo sabendo que a cada ano o público diminui. Mas, é como eu já disse outras vezes, o Toque Musical já se transformou em uma referência. Uma fonte de consulta, uma esperança de download.
Pois bem, aqui estamos, 10 anos de vida! Possivelmente, nosso blog musical é hoje o mais antigo na rede e também um dos pioneiros, com um acervo que permitiu muitos outros blogs virem a surgir, seja pelo entusiasmo ou por replicancia e compartilhamento. Nessa altura, já podemos nos considerar um blog adulto 🙂
Buscando melhorar e reciclar nossas ideias e interesses, estarei adotando uma novidade as nossas postagens. A partir de agora o Toque Musical não se limita a música brasileira. Iremos adotar também a publicação de discos e artistas estrangeiros. Vamos ampliar o nosso leque de variedades. Teremos assim, para essa próxima década, um mostruário também internacional, não esquecendo, obviamente, das raridades nacionais, essas sempre continua. Mas de hoje em diante teremos também a música internacional. Discos raros, curiosidades, mas sempre aquilo que é realmente difícil de achar, mesmo que seja no Youtube.
O Toque Musical começa assim uma nova fase, abrindo espaço também para outros públicos, para outros discos. Mas, fiquem atentos, nossa política de relacionamento continua sendo a mesma. Para participar integralmente do Toque Musical a pessoa precisa se associar ao nosso grupo fechado, o GTM (Grupo do Toque Musical). Para tanto, basta ler as instruções de participação no texto lateral do blog. Seja todos muito bem vindo! Parabéns para todos nós!
Música é algo muito além daquilo que toca pelo autofalante!

Abraços a todos!

Augusto TM

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Deixe uma resposta