Grupo Queluz de Minas – Pra Vida (1982)

Muito bom dia, amigos cultos e ocultos! Depois de um merecido descanso, 20 dias de férias, retomamos nossas publicações para 2018. Neste ano pretendo ainda colocar funcionando plenamente o nosso canal no Youtube. Minha ideia é publicar em paralelo as postagens feitas aqui. Difícil vai ser postar por lá tudo o que já foi publicado aqui, muito embora outros canais já tenham feito isso. Certamente quase tudo que postamos aqui já está rodando direto no Youtube. Mas vamos direcionar isso. Está na hora de pegar de volta tudo que plantamos, não é certo?
Bom, recomeçando nosso toque musical para 2018, temos aqui uma produção independente, o grupo mineiro Queluz de Minas e seu único álbum “Prá Vida…”, lançado em 1982. Há algum tempo atrás nós chegamos a postar aqui um compacto do grupo, lançado no ano anterior, também produção independente, feito aqui em Belô.
Conforme já apresentamos, o Grupo Queluz de Minas foi formado no final dos anos 70, na cidade mineira de Conselheiro Lafaiete. Surgiram a partir de um show que fizeram em homenagem ao músico da cidade, João Salgado, que vem de uma das famílias de fabricantes da famosa ‘viola de queluz’. Queluz é uma região no município de Conselheiro Lafaiete,onde, entre o final do século XIX e inicio do XX eram fabricadas por duas famílias, Meirelles e Salgado, as violas de pinho que hoje se tornaram raríssimas e cobiçadas por todo bom violeiro. O grupo se dissolveu anos depois, porém alguns de seus integrantes seguiram em carreira individual e em outros grupos. Ao que parece, eventualmente eles se reúnem. Existe inclusive uma página no Facebook mantida por eles.
O disco é realmente muito bom. Música regional e autoral com um time de excelentes músicos. Vale a pena conferir… 😉

rumo ao sol
prá vida
veludo
quebrança
autofagia
to be
tema I
esse meu coração
espelho
pro nada, pra nada

 

Deixe um comentário