Carequinha No Parque Shanghai (1961)

Como eu havia prometido, aqui está o disco do palhaço Carequinha. Embora seja um álbum humorístico, é também um trabalho voltado para o público infantil. Infantil de 50 anos atrás, é bom lembrar. A meninada de hoje em dia está em outra… acho que não se interessam mais por coisas assim. Vale mais como uma recordação para aqueles que foram crianças naquela época.
Temos assim o famoso palhaço Carequinha, que encantou, provavelmente, umas três ou quatro gerações. Neste lp temos o palhaço interpretando, ao lado do Coral Infantil de Irany de Oliveira, com orquestração do maestro Pachequinho, doze canções de autoria de Getúlio Macedo e Hamilton Sbarra, cujo o tema é o parque de diversões. Mais especificamente o tradicional Parque Shangai do bairro da Penha, no Rio. Ele foi criado em 1919 e talvez tenha sido o primeiro parque temático com brinquedos no Brasil.

é diversão
carroussel
viagem a lua
trem fantasma
auto pista
chicote americano
bicho da seda
roda gigante
brinquedos infantis
montanha russa
chicote maluco
boa noite do parque shangai

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

10 comentários a “Carequinha No Parque Shanghai (1961)

  1. Ave Augustus Panis et Circensis!

    Hoje você, puxou o tapete dos que circulam pelo TM anonimamente, sem entregar o DNA (Data de Nascimento Antiga!).

    Eu vou começar por uma correção: o famoso parque era na Moóca e não na Penha como você postou. Ele ficava às margens pláscidas do rio Tamanduatei, no tempo em que meus domingos, após o almoço na casa de meus avós era marcado pela ida ao Shangai.
    Como ele só abria depois das 14 horas, a gente quebrava a euforia da espera, jogando migalhas de pão aos peixes, na beira do rio.
    Eram tempos de São Paulo da garoa, dos quais não há mais vestígios. Todos eles foram encobertos pela poluição e pelo concreto que tomou conta do rio, canalizado e encoberto pela avenida do Estado.

    Mais uma vez, VALEU Augusto!

    Abraços
    Sérgio Rocha

  2. Eu já esperava mesmo que alguém se manifestasse quanto ao parque e sua localização. Fiquei também na dúvida, sem saber se o referido Parque Shangai era o do Rio ou o de Sampa. Na dúvida, já que não achei informações sobre o Carequinha no parque, acreditei que se tratasse do parque no Rio de Janeiro.
    Seu comentário foi muito importante e por isso mesmo nem vou corrigir o meu texto. Deixarei para que outros percebam isso e venham participar dos comentários 😉

  3. Com esta, passo de oculto a culto …
    Quando vi “Parque Shanghai” arrepiei, mas depois desarrepiei por alguns instantes quando vi Penha/Rio. Arrepiei definitivamente qdo vi que realmente era o Parque que eu conheci nos meus domingos infantis, na Mooca, até porque o Carequinha trabalhava demais em São Paulo. Pelo que eu me lembro, a montanha russa não tinha trilhos, era uma meia-calha de bambu e os carrinhos eram com rodinhas de rolimã !! A corrida terminava na água, para freiar o bicho … Aí ia boiando prá plataforma de embarque/desembarque.
    Isto se a memória não me engana.
    Tenho alguma lembrança ou imaginação também de ver o Carequinha fazendo performances no Mappin, onde minha mãe me levava prá cortar o cabelo, entre outras coisas ….
    Alguém me diga se estou sonhando ….
    Obrigado pelo blog !!!!!

  4. eu trabalhei no shanghai desde 1989 sai em 93 devido as forças armadas depois retornei em 2000 e sai em 2002 por aborrecimento mas o que importa e que a minha infancia foi bem dizer toda dentro do parque shanghai saudades da galera que trabalhou lá parque shanghai a sua diversão.

  5. Fala serio amigo, o Carequinha foi um palhaço do Rio de Janeiro, mais precisamente de São Gonçalo. Esse Parque Shangai está desde os anos 50 instalado aos pés da Igreja da Penha.
    Antes ele foi um parque itinerante e esteve em São Paulo, assim como esteve em varios estados brasileiros.
    Desculpa aí mas esse parque é super carioca. Abraços.
    Quer saber mais acesse o face Um Coração Suburbano que tem varias fotos desse parque.

Deixe uma resposta