Pantanal – Alerta Brasil – Reserva Nacional (1988)

Não fosse o ‘alerta’ de uma boa amiga e a folhinha Mariana pregada na parede, eu hoje teria deixado passar batido um dia tão importante para todos nós. Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Eu, na verdade, bem que sabia e havia até reservado este disco bacana para celebrarmos juntos aqui no Toque Musical, mas acabei fazendo confusão e trocando a semana. Como se trata de uma produção independente, eu pensava em postá-lo na sexta, como de costume, antecipando a celebração. Acabei quase comendo mosca. Mas estamos aí… Teremos assim, uma semana com duas produções independentes.
Segue então o álbum “Pantanal – Alerta Brasil”, um trabalho feito por gente que há muito vem cantando uma consciência ecológica, despertando através da música a importância de pensarmos num mundo limpo. Geralmente, só quem vive em contato com a natureza sabe dar o devido valor à sua preservação. O homem das grandes cidades não tem tempo para pensar (ou não sabe) em outras coisas que não sejam aquelas que fazem parte das engrenagens da máquina louca do desenvolvimento desenfreado. Ele gosta de curtir a natureza, mas só se for dentro do seu Jeep 4×4, num fim de semana, sabendo que pode encontrar na beira da estrada de terra, em cada parada um Pizza Hut ou um McDonald’s. Eu conheço muitos tipos assim.
Mas deixemos de lado os tipos ‘flex’ e vamos à música. O lp do dia é o resultado fonográfico de um show ao vivo, realizado no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, nos dias 19 e 20 de dezembro de 1987, com diversos artistas do pantanal matrogrossense. Tocam no disco Almir Sater, Alzira Espíndola, Celito Espíndola, Geraldo Espíndola, Guilherme Rondon, João Figar, Paulinho Simões e Toninho Porto – todos artistas vindos do centro oeste, do Pantanal e região. Este registro, que virou disco, foi gravado de maneira bem despretenciosa, em um simples gravador K7. Mesmo assim, não peca na qualidade do som. Vale como um registro de um momento. Vale como um alerta ecológico.

geração
agua que correu
a chapada
solidão caipira
estranhas coincidências
recuerdos de ypacari
paiaguás
pinha no pinheiro
minas gerais
quyquyhô

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

5 thoughts on “Pantanal – Alerta Brasil – Reserva Nacional (1988)

  1. Onde poderia encontrar para comprar?
    Poderiam relança-lo novamente.Mesmo que fosse em CD.

Deixe uma resposta