Simonetti & Orquestra RGE – Brasil A Jato (1959)

Olá amigos cultos e ocultos. Passadas três semanas, dedicadas aos discos Paladium, já é hora de levantarmos vôo para outras paragens. Mesmo sem muito tempo para novas ‘aventuras fonográficas’, estou preparando um espaço especial para essa curiosa experiência musical que foi a Coleção Paladium da gravadora mineira Bemol. Em breve estarei anunciando aqui o novo blog, aguardem!
Vamos hoje decolar em direção a outras raridades musicais. E para tanto, nada melhor que um disco feito de encomenda e em edição limitada, promocional. Este álbum é mais uma colaboração do amigo Sérgio Digital, que gentilmente o preparou e nos enviou prontinho para o vôo.
“Brasil a jato” foi um disco encomendado à RGE pela Varig, em 1959, quando a empresa aérea comprou da França os dois aviões a jato “Caravelle” para a sua frota. Foram os primeiros aviões comerciais a jato no Brasil. A gravadora então recrutou seu maestro principal para preparar um disco comemorativo, o qual foi distribuído entre clientes e funcionários. Trata-se portanto de um álbum não comercial, o que, obviamente, não tira a possibilidade de também ter sido posteriormente comercializado, embora não tenhamos certeza. O disco apresenta um repertório muito bem preparado pelo Maestro Simonetti, com músicas referentes a cada escala do novo avião, passando por diversos estados do país. Muito bacana, podem conferir…

caravelle
são paulo quatrocentão
a voz do morro
vassourinha
baião
pastorinhas
rio de janeiro
saudades da bahia
tico tico no fubá
delicado
evocação
prenda minha

Deixe um comentário