Waldir Calmon – Samba! Alegria Do Brasil (1956)

Bom dia prezados natalícios cultos e ocultos. Como é, estão gostando dos presentes em dose dupla de natal? Tenho certeza que sim 🙂 Vamos com Papai Noel trazendo mais uma raridade. Esta postagem vai em especial para o meu amigo Ed Pampani, grande incentivador e colaborador no Toque Musical. Atendendo ao seu pedido e que por certo irá agradar também aos demais visitantes.

Temos aqui e mais uma vez a presença do grande Waldir Calmon, pianista e compositor que por mais de quatro décadas embalou os ouvintes, passantes e dançantes com seu piano e orquestra. Tocou em diversas casas noturnas, no rádio e tv. Foi o primeiro instrumentista brasileiro a tocar um Solovox, aquele tecladinho eletrônico que parece uma escaleta. Seus discos da série “Feito Para Dançar” faziam muito sucesso, vendeu horrores. Nas décadas de 60 e 70 ele se dedicou também a outros teclados. Teve também sua própria casa noturna, a Arpèje, por onde desfilaram grandes nomes da música. Arpèje também foi o nome dado ao seu selo, na Produções Artísticas Waldir Calmon S.A., criado em 1959.
O raro álbum que apresento a vocês, lançado pelo selo Radio em 1956, ficou famoso por trazer em seu repertório ufanista, músicas de autores como Ary Barroso, Benedito Lacerda, Alcy Pires Vermelho, José Maria de Abreu, Luiz Bandeira e outros. São clássicos que exaltam o Samba, o Rio de Janeiro, a Bahia e o Brasil. Entre tantos destaques musicais temos a também famosa gravação de “Na cadência do samba” de Luiz Bandeira. Quem com mais de 40 anos não se lembra dela quando ia ao cinema? Esta música era o tema de abertura do saudoso Canal 100, onde a gente via ampliados na telona os nossos ídolos do futebol. Era bacana assistir ao futebol numa projeção cinematográfica tendo como fundo musical este samba com Waldir e orquestra.
Taí um lp nota 10. Mais tarde teremos outro trazido da discoteca do Papai Noel 😉
rio de janeiro
brasil moreno
exaltação à bahia
na baixa do sapateiro
aquarela do brasil
canta brasil
isso é brasil
brasil
na cadência do samba
dinorah

Deixe um comentário