Loma (1985)

Olás! Hoje é sexta feira, dia do artista/disco independente e seguindo a tendência, a semana dedicada às cantoras, o álbum desta postagem só poderia mesmo ser de uma artista independente. Temos aqui a cantora e compositora Loma. Talvez poucos a conheçam, embora a sua trajetória artística remonte aos anos 70. Ela começou como cantora do grupo gaúcho Pentagrama e também trabalhando em gravações de jingles em Porto Alegre. Nessa época participou de diversos festivais. No final dos anos 70 ela era considerada pela imprensa gaúcha como uma das melhores cantoras do estado, sendo indicada por três anos consecutivos. Seu talento a levou naturalmente para os grandes centros. A partir dos anos 80, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde ganhou mais experiência, continuou seus estudos musicais e manteve contato com outros artistas. Trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira como João de Aquino, Elza Soares, Baby Consuelo, Jorge Mautner, Sérgio Dias, Robertinho do Recife e muitos outros. Se apresentou em diversos palcos brasileiros, gravou em discos de Gilberto Gil, Bebeto, Paulinho Tapajós, Alceu Valença, Edu Lobo e muito outros… Vocês poderão conhecer um pouco mais esta artista e o que ela anda produzindo atualmente, no texto incluído no arquivo e também através da sua página no Myspace.
O álbum que apresento, foi seu disco de estréia, um belo trabalho independente, produzido por ela em parceria com Cao Guimarães. Este, suponho, deve ser o (sempre) jovem artista plástico e cineasta mineiro (ou não?). Os arranjos, muito bem feitos, são assinados pelo músico gaúcho, Geraldo Flach, falecido a menos de um mês atrás. É dele também, em parceria, duas faixas do disco. As outras são de Cao Guimarães, Zé Caradípia, Bebeto, Fernando Gama e Jerônimo Jardim e Cao Trein. Com um repertório e arranjos de qualidade, somados a uma turma de bons músicos e parceiros, Loma começou bem. Infelizmente, para a ‘indústria fonográfica do entretenimento’, este tipo de artista não se encaixa em seus projetos comerciais. O que é uma pena, pois a cantora Loma é um grande talento e merece fulgurar e figurar entre as grandes cantoras brasileiras. Podem conferir…

mágica
água
dora-iara
momento
planta incolor
maré de novembro
cão vadio
alternativa

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

5 thoughts on “Loma (1985)

  1. Cara tu poderia disponibilizar outro link para download deste fantástico album. Fico no aguardo, agradeço desde ja! abraço!

Deixe uma resposta