Claymara Borges & Heurico Fidélis – Pirata Ao Vivo (2003)

Olá amigos cultos e ocultos! Enfim, chegamos à nossa sexta independente, o dia de divulgar os discos e artistas que fugiram do esquemão das grandes gravadoras, que aliás estão começando a entender que o barato agora é promover o artista e não mais o disco, como eles antes faziam. Com a tecnologia aí em nossas mãos, a produção e até a divulgação tornou-se mais fácil. Qualquer um agora pode gravar o seu disquinho independente. Por outro lado, não exatamente pelo fato da facilidade na produção, mas muito mais pela falta de qualidade e criatividade, ao chegarmos nessa situação, percebemos que a banalidade e a mediocridade, hoje impera em todas as áreas, na música, na literatura e nas artes visuais. E isso, por mais que pareça uma anomalia, não deixa de ser uma adequação natural. Vivemos um momento de transição e pelo jeito ainda estamos no início da curva. Muita coisa vai mudar radicalmente, podem esperar…
Putz! Olha eu fugindo, sem querer, do nosso assunto. Acho que comecei assim para chegar nessa dupla de artistas muito divertidos. Eu não sei muito sobre este ‘casal nota 10’, além dos dois discos que tenho deles. Há tempos atrás eu havia postado “Cascatas de Sucesso”, um cd da dupla, lançado pelo selo (?) independente Leblon Records. Agora, recentemente, tive a honra de receber este segundo disco, enviado especialmente para mim (com direito à autógrafos e a promessa de ingressos na primeira fila do ‘big’ espetáculo internacional que eles um dia virão a realizar na Broadway, em Nova York). Obrigado Heurico e Claymara! Fiquei na dúvida logo que recebi pelo correio o cd. Pensei que fosse uma gozação. Recebi um autêntico cd pirata, no estilo camelô 3 por 5. Por um momento eu pensei, “pô, isso é que é contenção de despesas, mais fácil teria sido eles me enviarem apenas o arquivo de áudio junto com as capinhas”. Mas passados alguns segundos, eu logo entendi o conceito da ‘coisa’. Só mesmo a criatividade e o bom humor poderiam criar uma peça fonográfica como essa. Realmente, tudo a ver… um cd pirata original 🙂 Em 1995 Claymara Borges e Heurico Fidélis fizeram um show no bar Sweet Home, no Rio de Janeiro. ‘Acidentalmente’ alguém gravou o espetáculo, o qual acabou se transformando neste inusitado e original cd, vendido apenas no Japão e por encomenda. Aqui no Brasil ele é distribuído gratuitamente, principalmente através do seu blog Toque Musical 😉
Para aqueles que ainda duvidam, ou melhor, desconhecem Claymara Borges & Heurico Fidélis, convido a dar uma pesquisada no You Tube (lá dá de tudo!)

bolero de ravel
sem assunto
bestrobowpickingyoubutelvisdead
empregada maldita
banho de facão
bicuri-açu
música acidental nº 5
flash ao luar
trabalho
pêndulo
inutilidade pública
meia idade
elevamor
muro de amor
cupido satanás
claymara e heurico nos ricos mares dourados do sucesso

Deixe um comentário