Leo Romano – Lua Azul (1960)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Com as novas alterações que fiz por aqui, já consigo perceber quem são realmente os interessados no Toque Musical. Creio que muita gente se associou porque queria baixar algum determinado disco, depois que conseguiu não deu mais bola, se acomodou e ficou esperando eu servir na bandeja. Digo isso porque já houve um ‘Zé Ruela’, metido a besta, que me veio com essa. Servir de bandeja eu sirvo sim, mas tem que ser boa a gorjeta 😉 O certo é que agora a coisa ficou mais justa. Acabo com esse negócio de só dar o link se alguém pedir. Agora não precisa mais. Postei um álbum, ele de imediato já vai estar lá, disponível no GTM.  Bom, assim espero…:)

Para esta sexta-feira com cara de sábado eu venho trazendo um disco que por certo irá agradar muita gente. Leo Romano em seu álbum “Lua Azul”. Confesso que eu mesmo pouco o conhecia. Hoje, assistindo alguns filminhos no Youtube, dei de encontro com um vídeo que me chamou a atenção. Ouvindo a música, me lembrei do disco, o qual, por sorte eu já havia digitalizado. Daí, foi só busca-lo na minha discoteca virtual. E agora eu o apresento aqui para vocês.

Segundo as informações no próprio Youtube, soube que Leo Romano fez muito sucesso com este disco, em especial com a música “Lua Azul”, a qual é a do vídeo. Contam lá que a música foi gravada em 1959. Leo Romano, conforme li no Dicionário Cravo Albin foi um cantor gaúcho. Estreou em gravações no início dos anos 50, contratado pela Sinter. Gravou por lá alguns discos de 78 rpm e logo se transferiu para a Odeon. Nesta gravadora lançou outras bolachas e fez muito sucesso. Essas músicas, juntamente com outras, foram então lançadas neste lp, em 1960, contando com a Orquestra e Coral de Luiz Arruda Paes.

No repertório vamos encontrar um misto de coisas: samba, bolero, tango, rancheira, fox, calipso e ecos de rock (em seus primórdios) aplicados à tarantela, música cigana. São músicas, em sua maioria, estrangeiras em versões adaptadas. Segundo informam nos comentários do clipe no Youtube, várias dessas versões foram feitas por Sidney Espírito Santo Moraes, um dos fundadores do Conjunto Farroupilha, também integrante do trio vocal Os Três Moraes. Leo Romano atuou até o início dos anos 70. Gravou mais de vinte discos e participou de tantos outros, coletâneas carnavalescas.

Querem ouvi-lo? Então corram lá no GTM. Ele está à espera de vocês 🙂

lua azul

olha nos meus olhos

sarita

boa sorte

louca

minha vida

alegria

mar negro

noites de moscou

calypso ginga

preciso amar

remember this gumbá

Comments

comments

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Deixe uma resposta