Francisco Alves – Os Ídolos do Radio Vol. II (1986)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Deus ajuda quem cedo madruga e hoje eu preciso correr, o trabalho me chama. Mas antes de sair, vou logo para a nossa postagem, pois eu não sei se terei tempo depois. E aí, vocês já ouviram a ‘web rádio’ Armazém da Saudade? Tenho certeza de que por lá também estão rolando os compactos que por aqui fazem tanto sucesso.

Hoje é sexta e vamos com o independente, mais um disco da Collector’s Editora, desta vez trazendo a figurinha, aqui já bem carimbada, mas sempre importante do grande Francisco Alves. Este disco ou esta coleção, talvez não seja exatamente uma produção independente, mas pelo fato de trazer gravações raras, que nunca foram lançadas comercialmente e pelo próprio sentido que levou os idealizadores a criarem, podemos entender o glorioso trabalho com algo fora do comum, uma produção independente. Como já foi mencionado no primeiro volume postado aqui, o do Orlando Silva, esta coleção reúne gravações raras, recolhidas por um longo tempo e foi criada pelo radialista e professor de marketing, José Maria Campos Manzo. Os discos desta coleção, são limitados, possuindo inclusive um número de série. A Collector’s Editora ainda mantém um site e ainda é possivel encontrar vários desses exemplares. Se alguém se interessar pelas preciosidades é bom correr atrás. Dificilmente elas voltarão a ser relançadas.
Temos então o Francisco Alves, que neste disco nos é apresentado interpretando músicas por ele nunca gravadas comercialmente. São composições do repertório de outros grandes nomes da época, como Carmen Miranda, Dalva de Oliveira, Paraguassu, Silvio Caldas, Dorival Caymmi e outros. Esses registros raros foram feitos ao vivo, no rádio e são muito interessantes também pela interpretação do Chico Viola. O álbum ainda traz um encarte com textos de Paulo Tapajós comentando cada faixa e a interpretação que lhe são dadas por Francisco Alves.
*Adendo: Em nome do bom senso e respeito por um trabalho tão importante. Estou retirando o link desta postagem. Fui informado que a Collector’s Editora continua na ativa e acho que é a ela quem vocês devem procurar. Desculpem-me amigos cultos e ocultos e ao pessoal da editora.
saia do caminho
azulão
inquietação
história joanina
joão valentão
segredo
louco (ela e seu mundo)
caboclo bom
da cor do pecado
jornal de ontem
saudade de itapoã
na baixa do sapateiro

Deixe um comentário