Zuzuca (1974)

Bom dia, meus prezados! Esta semana eu quero me concentrar no samba. Teremos aqui alguns discos e gravações que irão enriquecer sua discoteca virtual ou o seu blog musical :). O importante é compartilhar o que já não se encontra para vender ou para lembrar.

Inicio então a semana com este disco nota 10 do Adil de Paula, mais conhecido com Zuzuca do Salgueiro. Para aqueles que não o conhecem, ele foi um dOs Cinco Só, grupo de samba criado em 1968 por Zuzuca, Wilson Moreira, Jair do Cavaquinho, Zito e Velha. Começou como compositor de sambas quando ingressou no Salgueiro. Em 1964 compôs o samba enredo “Chico Rei” que levou o Salgueiro ao segundo lugar no Carnaval daquele ano. É dele também, em parceria com Noel Rosa de Oliveira, o famoso samba “Vem chegando a madrugada”, sucesso na voz de Jair Rodrigues, regravado por Elizete Cardoso e outros. Tem também aquele famoso samba enredo “Festa para um rei negro”, cujo o refrão todo mundo já cantou: “…pega no ganzê, pega no ganzá…”
Este álbum de 1974, foi seu primeiro disco solo. Um lp recheado com sambas de qualidade, onde ele gravou não apenas suas composições, mas também de ilustres figuras como Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Baden e PC Pinheiro, entre outros… Confira já ou espere pelo genérico 😉
sonhos de menina
nome sagrado
vida da minha vida – pois é – sei que é covardia
tião
só deus
meu protetor
fim de festa
batuque do morro velho
última forma
obrigação – naufrago – pisei num despacho
pedro pedregulho
liberta meu coração
decadência
meu samba, meu gongá

Deixe uma resposta