Almirante – Monumento Da Música Popular Brasileira (1976)

Salve! Acho que nesta semana eu vou deixar vocês na mão. Provavelmente nos próximos fins de semana. Estou envolvido em um projeto o qual vai me tomar tempo e também me tirar do ar (ou melhor, da rede). Procurarei alguma forma de manter as postagens diárias, mas não garanto nada. Ficam assim, os amigos cultos e ocultos avisados…
Hoje nós iremos de Almirante. Estou postando este disco porque até então eu ainda não vi nada dele em outros blogs. Possivelmente deve ter, mas por onde eu tenho andado, ele ainda não me apareceu. Um nome importantíssimo na história do rádio e, claro, da música popular brasileira. Henrique Foréis Domingues, recebeu o apelido de ‘Almirante’ por ter servido na marinha. Cantor, compositor e pandeirista, foi um dos integrantes do grupo Bando de Tangarás ao lado de Noel Rosa e Braguinha. Tornou-se em seguida radialista e uma de suas maiores autoridades, recebendo o título de “A maior patente do rádio”, pois era o tipo que sabia de tudo. Tornou-se um pesquisador da nossa música. Organizou um arquivo com milhares de partituras de piano, além de livros, fichários, classificadores, contendo informações importantes sobre a vida e a obra de nossos grandes compositores e intérpretes, num total de cerca de 50.000 mil peças. Conseguiu fazer o que poucos pesquisadores/colecionadores almejam. Vendeu seu acervo para o Museu da Imagem e do Som, no Rio, através do governo do estado e continuou a ser o seu guardião.
O álbum que aqui segue é simplesmente uma maravilha. Será que está incluído nos 300 de Esparta (hehehe…), quer dizer, os 300 do Gavin? Se não está, deveria, pois é um básico! Temos nele uma seleção como o que há de mais expressivo gravado por Almirante. No lado 1 ele vem acompanhado por Pixinguinha e sua banda. O lado 2 faz parte do lp de 10 polegadas que ele gravou na Sinter em 1955. Sem sombra de dúvidas, um discão! Confira já este toque 😉

pelo telefone
faustina
joão da conceição
gavião calçudo
patrão, prenda seu gado
essa nêga que me dá
me leva, me leva seu rafael
vou me casar no uruguai
que barulho é esse
tudo em ‘p’
levei um bolo
apanhei um resfriado
olha o grude formado

Deixe um comentário