João Nogueira – Espelho (1977)

Olá amigos cultos e ocultos, seguidores e espectadores, fiquem a vontade… se conseguirem… Eu, sinceramente estou um pouco desanimado com essa onda de bloqueio. Ainda não consegui entender o que está acontecendo. Tenho entrado em outros blogs para ver se mais algum está como eu e pelo jeito, vi que são muito poucos. Dos blogs de música, apenas o Toque Musical está sendo travado. Tentei entrar através de outros computadores, mas todos dão a mesma coisa. Se isso foi algo premeditado, tentando me prejudicar, saibam que eu não dou a mínima. Recomeço em outro lugar. Refaço tudo de novo se for preciso. Eu não estou perdendo nada além do prazer de compartilhar com vocês as raridades da minha fonte. Aliás, este pode ser um bom motivo para que eu volte a concentrar mais no meu acervo digital, que modestamente já chega a uns sete terabites. Darei mais um tempo para ver até onde vai isso, mas se continuar, podem se preparar para novas mudanças. Por enquanto, o único espelho que trarei é o disco do João Nogueira, que hoje estou tentando apresentar.
Lançado em 1977, “Espelho” é um hoje um clássico do samba. Um disco maravilhoso, repleto de pérolas como “Espere Oh! Nega”, “O Passado da Portela”, “Pimenta no Vatapá” e faixa que dá nome ao disco, “Espelho” – maravilhosa parceria de João com Paulo Cesar Pinheiro. Acompanham o artista outros nomes de peso do samba e da música popular como, Dino Sete Cordas, Wilson das Neves, Luizão Maia (o baixista do samba), Sérgio Barroso, Marçal, Edson Frederico, entre outros. Os arranjos, mais que perfeitos, são de Geraldo Vespar.
Não sei se este disco está incluído na lista dos 300 discos importantes da MPB, mas o certo é que merecia. Aliás, com tantos álbuns excelentes de música brasileira, chega quase a ser um insulto limitarmos à trezentos. E pelo pouco que sei e vi do livro, tenho cá minhas reservas. (importantes em que sentido?)

pimenta no vatapá
espelho
malandro jb
espere! oh nega
dora das sete portas
o passado da portela
apoteose do samba
wilson geraldo e noel
batucajé
samba de amor
quem sabe é deus
desengano

Deixe um comentário