Carlos Poyares – Seresta A Moda Antiga (1982)

Bom dia a todos! Uma boa Páscoa, cheia de paz, chocolate e música para abrir a mente e o coração. Hoje, mais uma vez recorro às minhas reservas para momentos como este em que estou fora da cidade e longe do acervo. Dentro do que tenho à mão, escolhi para este dia um disco do flautista Carlos Poyares, que mais uma vez vem nos trazer sua arte. Em novembro de 2007 eu cheguei a postar seu excelente álbum, “Som de prata, flauta de lata”, mas foi apresentado sem um texto introdutório. Desta vez, eu aproveito para apresentá-los aos que ainda não o conhecem.
Carlos Poyares, um flautista brasileiro, nascido em Colatina, Espírito Santo. Nos anos 50 foi para o Rio de Janeiro trabalhar no rádio. Não demorou muito para ser escalado como o substituto de Altamiro Carrilho no Regional do Canhoto, tocando na Rádio Mayrink Veiga. Seu repertório sempre foi dedicado ao choro, samba e valsas. Sempre muito atuante, tocou com os mais diversos e famosos artistas como, Orlando Silva, Silvio Caldas, Nelson Gonçalves, Dolores Duram, Luis Vieira, Mário Zan, Luis Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Vicente Celestino, Valdir Azevedo, Tom Jobim e outros. Instrumentista premiado, ganhou por três vezes com o melhor disco do ano (em 1965, 75 e 80). Se não bastasse, ele foi ainda um estudioso da música instrumental brasileira, pesquisador da obra de Pixinguinha. Fundou a Escola de Música da Facudade de Penápolis, em São Paulo. Criou e dirigiu a Escola do Choro em Brasília. Representou o Brasil por várias vezes em excursões e apresentações na Europa, Japão e alguns países da América Latina. Resumidamente, sua atuação foi explendida e há muito mais a ser dito sobre este grande instrumentista, o espaço e o tempo é que são pequenos.
Neste disco, que curiosamente não aparece em sua discografia, temos o artista interpretando ao lado de seu conjunto algumas das mais conhecidas músicas do repertório seresteiro aos moldes de antigamente. Lançado em 1982 pelo selo Marcus Pereira. Confiram…
.
caprichos do destino
se ela perguntar
alama dos violinos
súplica
neusa
misterioso amor
flor do mal
nancy
lábios que beijei
fascinação
lágrimas de virgem
mimi

Deixe um comentário