Trio Irakitan – Para Crianças De 6 A 60 (1969)

Bom dia a todos! Iniciando a semana, eu trago para vocês um dos grupos vocais que eu mais aprecio, o Trio Irakitan. Este grupo surgiu no inicio anos 50 em Natal (RN) e era formado inicialmente por Edson França, Paulo Gilvan e João da Costa Neto. Curiosamente e inicialmente fizeram sucesso fora do Brasil. Viajaram para vários países da América Latina e também estiveram no México por uma longa temporada, onde por lá se apresentaram em boates, na tv e chegaram inclusive a participar de um filme chamado “Llévame en tus brazos”. Adquiriram neste país aquele estilo de vocalização. No Brasil, iniciaram como parte do elenco da Rádio Nacional e logo em seguida foram contratados pela Odeon, onde gravaram seu primeiro disco, um 78 rpm com um bolero e um baião. Não demorou muito para fazerem sucesso também por aqui e se tornarem referência para outros grupos vocais. Em 1965 eles sofreram um abalo com o suicídio de Edinho. Mas voltaram em trio dois anos depois, com a entrada de Antonio Santos, o Toni. Estiveram um tempo fora de circulação, mas retornaram nos anos 80 com nova formação, quando entra Edil no lugar de Toni. E nos anos 90, mais uma mudança, saí Edil e entra seu irmão Edilson Andrade.
A história do Trio Irakitan bem que merecia ser contada em detalhes. Há coisas ainda mais interessantes a serem ditas, mas o tempo é curto e eu preciso ir trabalhar. Deixo essa para os historiadores e especialistas contarem. Na rede há muita coisa sobre eles. Vale a pena conhecer melhor esse sensacional grupo vocal brasileiro. Eu recomendo a leitura do livro “A Incrível História do Trio Irakitan”, da jornalista Íris Gamenha.
O disco que temos aqui, lançado pela Imperial/Odeon, é uma coletânea que reúne algumas das mais descontraídas e divertidas canções populares, dedicadas à um público que inclui também as crianças. Extraídas de diversos momentos do trio ainda na primeira formação. Muito legal 😉

companheiros eu sei tocar
cadafau
os peixinhos do mar
escravos de jó
o marinheiro
na minha casa tem
a velha a fiar
napoleon
gato careteiro
são joão
o galo
dondin dondá

Deixe um comentário