Vanja Orico (1981)

Olá a todos! Começamos mais uma semana musical, trazendo de volta aqueles discos que fizeram parte da nossa história. Teremos uma semana bem variada, para agradar à gregos e troianos.
Abrindo com Vanja Orico, atriz e cantora, em um de seus raros álbuns. Digo raro em todos os sentidos, pois além de difíceis de encontrar, foram poucos gravados no Brasil. Durante um tempo quando viveu na Europa, gravou diversos EPs de 45 rpm pela Philips. Raro também é ver o nome de Vanja na mídia, considerando que ela foi uma atriz descoberta por Fellini. Trabalhou com ele e Alberto Lattuada em “Mulheres e Luzes”, sua estréia no cinema. Foi uma das atrizes mais atuantes nos filmes do Ciclo do Cangaço. Trabalhou em diversas produções estrageiras e nos anos 70 atacou também de cineasta e diretora no filme “O Segredo da Rosa”. Paralelo a tudo isso, ela sempre esteve cantando e se apresentando pela Europa. Seu repertório é marcado pela valorização da cultura brasileira, da música de raiz, do folclore…
Neste álbum, temos alguns destaques como, “Lamento de um homem só” de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, “Varandas antigas” de Kleidir Ramil e Fogaça, “Quem dá mais” de Noel Rosa, entre outras… Confiram este toque. 😉

bandeira da vida
pra quê?
lamento de um homem só
roda morena
viaduto do chá
canto xavante
seleção de temas de “mulher rendeira”
acorda maria bonita
encontro das águas
joana calunga de louça
um pequeno nada
varandas antigas
quem dá mais?

Deixe um comentário