Odair Cabeça de Poeta – Dragão (1982)

Hoje estou começando bem cedinho, aproveitando o silêncio matinal. Do jeito que o carro anda é até possível termos além desta, outra postagem no dia, vamos ver…
Temos então, mais uma vez aqui no Toque Musical, a figura de Odair Cabeça de Poeta. Só para relembrar, esse cara foi baterista dOs Novos Baianos, tocou com Tom Zé e liderou o Grupo Capote. A ele também é atribuído a criação do estilo chamado “forróck”. Quando Odair começou com seu Grupo Capote, ainda não havia uma linha definida, oscilando entre o pop, o rock e os ritmos nordestinos. Seus dois primeiros discos (que por sinal eu gosto muito), não tiveram muita repercussão. “Feira da fruta” ficou conhecida mais por ter sido barrada pela censura, hoje inclusive é um disco raríssimo. Em breve postarei “A Feira” também, aguardem!
Este disco, conhecido como “Dragão”, embora não seja o nome oficial, pode ser considerado como o seu primeiro álbum solo, sem o Capote. Mesmo assim, o estilão não muda, ele mantém aqui a mesma sonoridade e jeito dos discos anteriores. Quer dizer, muito bom! Como destaque, eu chamaria a atenção para três faixas: “Bibelô chinês”, “Casca de banana” que é de Morais Moreira e Paulinho Boca e a regravação de “Tu tá cumendo vrido” de Gordurinha, presente no primeiro lp, “A feira”. Confiram em primeira mão mais essa raridade.

o dragão que são jorge matou não morreu
samba na lua
balanço das ondas
andaças
distância
tudo vai passando
casca de banana
tu tá cumento vrido
a bruxa
quando o país começa a cantar
bibelô chinês
eu canto prá você
as figuras estão voltando
o dragão

Deixe um comentário