Quinteto Violado (1972)

Comecei a postagem do dia com um certo atraso. A ‘lomba’ que bateu depois de eu ter tomado duas cervejas, nesse calor escaldante me deixou na maior preguiça. Acabei indo para cama cedo, mas pelo menos deixei prontas as postagens para entrarem no dia seguinte (hoje sábado). Por certo isso não criou ansiedade, pois afinal ninguém reclamou a falta do diário.
Bom, vamos ao que interessa… vamos com uma jóia curiosa (ou a curiosidade de uma jóia musical). Aqui temos um disco do Quinteto Violado, o primeiro, lançado pela Philips/Phonogram em 1972. Este é um álbum raro e muito procurado por colecionadores de vinil. Não exatamente por ter sido lançado à 36 anos atrás ou mesmo por ser o primeiro do grupo. A raridade vem de um fato curioso que aconteceu na época de seu lançamento. Em uma época em que no Brasil a questão de direitos autorais valia tanto como a lei que proibia fumar dentro de ônibus. Um tempo em que o respeito pela criação de outro não valia muito por essas bandas do sul (muitos dirão que isso ainda existe… ups!). O fato é que ao lançarem o disco do Quinteto, os produtores resolveram usar uma ilustração do artista gráfico Roger Dean, famoso por seus desenhos em capas de disco de rock (lembram do Yes?). Até aí tudo certo. Só que quem cuidou do trabalho de arte gráfica, achou por bem alterar o desenho, sem autorização do autor, mexendo um pouco nas cores e estilizando o cavaleiro em um vaqueiro nordestino (reparem o chapéu). Para piorar a situação, o desenho original foi usado (no mesmo ano) para ilustrar a capa de um outro disco, o álbum do Paladin, uma banda de rock progressivo inglesa. Os dois álbuns foram lançados no mesmo ano. Observem as diferenças nas capas. Com certeza, o cara que cuidou da capa do Quinteto nem sabia da existência do Paladin e muito menos do Roger Dean, cujo crédito de criação nem aparece no disco. Não tenho certeza, mas acho que foi quando do lançamento do disco brasileiro no Japão que eles se tocaram para o fato. A partir daí, o primeiro disco do QV passou a ter outra capa. Mudaram a ilustração, colocando em seu lugar a foto com pombas brancas voando no céu. Hoje, quem tem o lp com a capa inicial pode ter certeza de estar com uma raridade nas mãos. Colecionadores pagam muito bem por este lp. Quem se interessar, o meu tá zerado!
Contudo, todavia e muito mais, o conteúdo musical deste disco do Quinteto Violado é pra lá de bom (o Paladin também). Vale a pena conferir, quem ainda não conhece ou não o viu por outros blogs musicais (valeu Acesso Raro!)
01 – Asa Branca (Luis Gonzaga / Humberto Teixeira)
02 – Freviola (Marcelo Melo)
03 – Santana (Fernando Filizola)
04 – Reflexo (Luciano Pimentel / Fernando Filizola / Toinho Alves)
05 – Imagens do Recife (Deda / Marcelo Melo / Toinho Alves)
06 – Roda de Ciranda (Marcelo Melo / Toinho Alves)
07 – Baião da Garoa (Luis Gonzaga / Hervé Cordovil)08 – Acauã (Zé Dantas)
09 – Marcha Nativa dos Índios Quiriris (Toinho Alves / Marcelo Melo)
10 – Vozes da Seca (Luis Gonzaga / Zé Dantas)11 – Agreste (Fernando Filizola / Sando)

Deixe um comentário