Música Na Corte Brasileira Vol. 1 – Rio De Janeiro – O Vice-Reinado (1965)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Finalmente vamos à postagem do dia. E hoje é dia de música erudita. Tenho alguns ‘discos de gaveta’, mas mesmo sem muito tempo, optei por algo que fosse especial. Me lembrei desta coleção raríssima que havia digitalizado há algum tempo atrás. Eis aqui um trabalho excepcional lançado pela Odeon, através de seu selo Angel. Trata-se da coleção “Música na Corte Brasileira”, um apanhado riquíssimo de obras que mesmo na época em que foram gravadas já eram raras. São cinco volumes ao todo. Penso em ir postando os próximos na sequência, todas as terças, dentro da programação semanal.
Neste primeiro volume encontramos peças musicais buscadas em arquivos da Europa e do Brasil. São obras de Joaquim Manuel, Marcos Portugal e José Maurício, nomes que só mesmo quem entende de música clássica e erudita sabe dar valor. Há também outras peças profanas e anônimas. A música que se ouvia no Rio de Janeiro do Vice-Reinado.
Olga Maria Schroeter, soprano e o Collegium Musicum da Rádio MEC, sob a direção do Maestro George Kiszely, executam o primeiro lado do disco. No segundo temos Associação de Canto Coral ao lado da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, sob a regência do Maestro Alceo Bocchino.
Música erudita não é bem a minha praia, mas mesmo assim eu sei sentar na areia e apreciar o mar. Convido vocês para fazerem o mesmo 😉

uma mulata bonita – anônimo da bahia
no regaço da ventura – anônimo do século 18
se me desses um suspiro – joaquim manuel
se queres saber a causa – joaquim manuel
foi o momento de ver-te – joaquim manuel
triste salgueiro – joaquim manuel
desde o dia em que nasci – joaquim manuel
você trata o amor em brinco – marcos portugal 
canidê-loune – música carioca do século 16
crux fidelis – josé maurício
judas mercator pessimus – josé maurício
sinfonia fúnebre – josé maurício

Deixe um comentário