Jonas Silva (1960)

Eis aqui um disco que merece a nossa atenção. Desta vez estamos trazendo um 10 polegadas. Um dos primeiros discos realmente de vinil, flexível e como no próprio selo indica, ‘inquebrável’, porém, o último suspiro desse formato e rotação, pois já no início dos anos 60, ainda era muito comum discos e vitrolas em 78 rpm por aqui.
Mas, o que queremos destacar é bem mais que isso. Inclusive, essas mesmas gravações já foram apresentadas aqui em uma outra postagem, dentro da mostra “Grand Record Brazil – Seleção de 78 RPM do Toque Musical”, pelo nosso saudoso Samuca. Mesmo assim, vale a pena esta postagem por ser tratar de um disco bastante raro e que merece este post solo. Segue um trecho da postagem, o número 3 da série GRB escrita pelo Samuel Machado Filho, sobre esta ‘bolacha moderna’:
… outra preciosidade é o segundo e último 78 rpm do cantor Jonas Silva, sobre o qual não há informações disponíveis. Ele estreou em 1955 na Mocambo, com os sambas “Andorinha” e “Eu gosto de você”, e – um mistério! – só fez o segundo 78 seis anos mais tarde. Ele saiu pela Philips em julho de 1960, com o número P61068H e a vantagem de ser inquebrável, prensado em vinil! No lado A, uma das mais conhecidas composições de Tito Madi, o samba “Saudade querida”, hit absoluto naquele ano, gravado por inúmeros intérpretes e, claro, pelo próprio Tito. No lado B, outro samba, “Complicação”, dos mesmos Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli que nos deram, nesse mesmo ano, o samba-canção “Fim de noite”, na voz de Alaíde Costa. É a única gravação desta preciosidade, ao menos em 78 rpm, e o acompanhamento no selo diz apenas que é por conjunto.
 
saudade querida
complicação
 
 
.