Orlando Silva – Os Ídolos Do Rádio Vol.1 (1985)

Olá a todos! Como eu havia dito anteriormente, nesta semana, estarei postando alguns discos do Orlando Silva, alternando dia sim, dia não. Teríamos começado na segunda feira, não fosse a homenagem mais que merecida à cantora argentina Mercedes Sosa, falecida no domingo.

Seguimos com mais homenagens. Vamos então ao “Cantor das Multidões”. Trago hoje este álbum, lançado em 1985 pela Collector’s Editora Ltda. Trata-se do primeiro volume de uma série chamada “Os ídolos do rádio”, criada especialmente para colecionadores. As gravações contidas neste disco são muito raras e foram apresentadas ao público apenas uma única vez e em edição limitada. Até onde eu sei, a coleção não chegou a ser relançada em formato CD. A Collector’s Editora foi idealizada pelo radialista José Maria Campos Manzo. Formado em Economia, foi professor de Marketing e Propaganda na Fundação Getúlio Vargas e também na PUC Rio. Era um homem de boas idéias e seu grande sonho foi criar esta editora, resgatando a memória musical brasileira através da coleta de antigos fonogramas. Iniciou o trabalho ainda nos anos 60, mas somente na década de 80 conseguiu registrar a Collector’s. Durante todos esses anos ele reuniu mais de dois mil discos de 78 rpm e por volta de uns 200 programas de rádio. A partir dos anos 80 a empresa entrou em ação publicando em edição limitada e numerada os discos da coleção “Assim era o rádio” e “Os ídolos do rádio”. Ainda hoje (acho) é possível adquirir alguns dos discos dessas coleções através do seu site.
Nesta série temos os principais ídolos do rádio em apresentações ao vivo e exclusivas feitas para suas respectivas emissoras nas décadas de 40 e 50. Segundo informações contidas no texto dos álbuns, essa gravações eram feitas pelas rádios no sentido de permitir aos artistas e produtores um estudo de suas performances em cada programa. Depois eram descartadas ou empilhadas em depósitos sem maiores cuidados. Apenas alguns poucos colecionadores conseguiram o direito de conservar em seus arquivos pessoais essas preciosidades. No volume 1, dedicado à Orlando Silva, temos momentos impagáveis como o dueto com Francisco Alves no samba “Longe dos olhos” de Cristovão de Alencar e Djalma Ferreira, ou ainda, com Marília Batista na bem humorada “Recordações”, de Haroldo Barbosa e Newton Teixeira.
*Adendo: Em nome do bom senso e respeito por um trabalho tão importante. Estou retirando o link desta postagem. Fui informado que a Collector’s Editora continua na ativa e acho que é a ela quem vocês devem procurar. Desculpem-me amigos cultos e ocultos e ao pessoal da editora.
despacho
alma dos violinos
mentirosa
felicidade
serenata
recordações
canção do pavilhão
quero dizer-te adeus
brasil novo
faixa de cetim
e o vento levou
longe dos olhos

Deixe um comentário