Tito Madi – Chove Lá Fora (1958)

Nesta manhã eu acordei com o intuito de postar um ‘bootleg’ do João Gilberto. Ontem eu passei para o meu IPod toda a discografia do João, incluindo a fase pré-bossa nova, a polêmica fita na casa do fotógrafo Chico Pereira e algumas gravações especiais de shows. Fui para a cama e adormeci ouvindo “Chega de Saudade”. Acho que passei a noite sonhando com o cara. Acordei agora a pouco ao som de uma apresentação ao vivo. Fiquei deitado por mais alguns instantes ouvindo e pensando na postagem que eu faria. Mas foi só eu me levantar, abri a janela e vi a chuva lá fora. Não deu outra… comecei a cantarolar o Tito Madi, “a noite está tão fria, chove lá fora…” Podia ter sido “Me chama” do Lobão, que o João gravou também e tem tudo a ver, mas não foi não. Minha memória puxou foi mesmo para o Tito Madi. Daí me lembrei que já tinha o disquinho pronto para postagem. Como hoje é ‘segundona brava’ e meu tempo é limitado, resolvi optar pelo que está à mão.
Assim, hoje iremos com Tito Madi em seu primeiro e clássico lp “Chove lá fora”. Falar sobre este precursor da Bossa Nova é literalmente chover no molhado. Cantor e compositor romântico, iniciou sua carreira no final dos anos 40, mas o reconhecimento só veio mesmo na década seguinte. Em 1956 ele já havia lançado essa sua mais famosa composição, “Chove lá fora”, que por sinal, foi gravada pelo grupo vocal americano The Platters. A versão se chamava, “It’s raining out, side” e em seu lançamento na América vendem mais de 1 milhão de cópias. Tito chegou inclusive a ser convidado a participar de uma temporada de seis meses com The Platters através da Europa, mas por insegurança acabou recusando. Até hoje ele lamenta esse fato.
Neste lp de 10 polegadas temos o cantor ao lado de seu fiel pianista Ribamar e conjunto. Ele interpreta, além de suas composições, quatro outras de Garoto, Ribamar e Tom Jobim.
Desculpem, mas esqueci da hora… A chuva parou e o trabalho me chama… Confiram aí e deixem os seus comentários, por favor!

chove lá fora
duas contas
cansei de ilusão
duas vidas
não diga não
foi a noite
fracassos de amor
e a chuva parou

Deixe um comentário