Sergio Ricardo – Do Lago À Cachoeira (1979)

Domingo… vou começar logo cedo, antes que chegue a tarde trazendo a minha depressão. Ainda não caí na real. A postagem de hoje é dedicada ao meu pai que se estivesse vivo estaria hoje completando 82 anos. Dedico também a outro falecido, o meu amigo Igor Lommez, poeta e maluco, com quem compartilhei bons momentos ouvindo este disco do Sergio Ricardo.
Estão vendo? Não há como não ficar melancólico num dia como este, piora ainda mais sendo domingo. Mas eu não vou deixar cair…
Eis mais uma vez, aqui no Toque Musical, o grande Sergio Ricardo. “Do lago à cachoeira” é um álbum essencialmente de samba, resultado de sua experiência morando em uma favela do Rio de Janeiro. Contam que neste período em que ele viveu na comunidade do Vidigal, houve um movimento popular de resistência contra a desocupação de uma parte do terreno da favela onde residiam vários moradores, incluindo o próprio Sergio Ricardo. Daí nasceu o samba “Vidigal” que é a faixa que abre o o disco. Para este trabalho, Sergio contou com um time talentoso de artistas e músicos, entre esses: o grupo Viva Voz, Oscar Castro Neves, Chico Batera, Rafael Rabelo e Antonio Adolfo. Confiram…

vidigal
do lago à cachoeira
cantra a maré
lá vem pedra
toada de ternura
tarja cravada
o nosso olhar
sexta-feira treze
canto vadio
ponto de partida

Deixe um comentário