Dalva De Oliveira – Nuvens Grossas De Amor (1974)

Hoje, excepcionalmente, faço esta postagem no horário matinal. Ainda nem tomei o meu café. Quero logo deixar pronto para os amigos este ‘presentinho’. Quem sabe tem alguém aí que ainda não achou o que dar para sua mãe neste dia. Quem sabe isso os faça lembrar da mãe que já partiu. Quem sabe isso não tenha nada a ver com sua mãe, mas mesmo assim depois de ter lido esta abertura fez você sair correndo para dar um grande abraço nela e dizer, obrigado, minha mãe! Eu, na verdade, não me lembro da minha mãe cantarolando ou comentando alguma coisa sobre a Dalva de Oliveira. Sei até de outros cantores do rádio dos quais ela falava. Mas a Dalva com seu olhar maternal, me fez lembrar da minha que a pouco mais de um ano se foi… Então, em homenagem ao Dia das Mães, a todas as mães o mundo, eu ofereço este maravilhoso disco.
Este álbum é mesmo especial, em todos os sentidos. A começar por ser da Dalva de Oliveira (sem comentários!). Por ter sido um disco produzido por Hermínio Bello de Carvalho. Um trabalho primoroso de recuperação e recomposição de antigos fonogramas, onde a instrumentação foi praticamente toda refeita com novas bases e executadas por músicos de uma outra geração. Transformaram as matrizes originais, gravadas em 1 ou 2 canais, em fitas de 8, dando a voz de Dalva um acompanhamento instrumental novo. Gente importante como o maestro Gaya, Wilson das Neves, Paulo Moura, entre outros; foram peças importantes na realização deste disco.
Não tenho certeza, mas parece que este lp chegou a ser relançado em cd pela EMI em 2006. Eu mesmo, nunca o vi nas estantes das lojas, mas vale dar uma conferida. Procurei não separar as faixas, embora elas existam, para não criar cortes ou pausas incômodas que, ao meu ver, comprometem na audição.
Fiquem então com Dalva de Oliveira e tenham um feliz Dia das Mães!

1. Pela Décima Vez
2. Que Será? / Tu Me Acostumaste ( Tu Me Acostumbraste)
3. Teus Ciúmes
4. Há Um Deus
5. Segredo/Aves Daninhas; 6. Dois Corações/ E A Vida Continua
7. Bandeira Branca/ Mãe Maria
8. Coqueiro Velho
9. Tudo Acabado/Não Tem Mais Fim
10. Saia Do Caminho
11. Tudo Foi Surpresa
12. Folhas No Ar
13. Onde Estas Coração (Donde Estas Corazon)

Deixe um comentário