José Tobias – Poema Triste (1965)

Muito bom dia, amigos cultos e ocultos. Hoje é Dia de Finados e talvez, para muitos, não fosse apropriado falarmos de música. Muitos talvez prefiram o silêncio, um momento de reclusão e respeito aos nossos que já se foram. Também compartilho desse momento, penso nos meus pais, irmã, tia, avós e amigos. Mas procuro pensar não quando eles se foram, mas quando eles ainda estavam presentes em minha vida. Daí, não há tristeza. Há, sim, uma saudade e essa vem das boas lembranças. Inevitavelmente, não há como desvincular, na nossa cultura, o dia de hoje com um sentimento de tristeza. Faz parte. Por essa razão, eu procurei trazer nesta postagem um disco com um espírito mais contemplativo.

“Poema Triste” foi um belíssimo trabalho lançado no início dos anos 60 pelo selo Audio Fidelity, trazendo o cantor e compositor José Tobias. Eis aí um nome que eu considero injustiçado no cenário musical brasileiro. Pouco se ouve falar deste magnífico cantor, dono de uma voz única. José Tobias surgiu nos anos 50, se apresentando na Rádio Jornal do Comércio de Recife. Pelas suas evidentes qualidades vocais encantou milhares de ouvintes, não demorando muito para ser apresentado também no Rio de Janeiro e São Paulo, onde seguiu carreira em diversas rádios. Gravou também alguns discos nos anos 50. Muitas dessas músicas, gravadas em discos de 78 rpm, vieram novamente a serem regravadas para este disco. Encontraremos no álbum um repertório fino, como músicas marcantes, algumas inclusive de autoria do próprio cantor.
“Poema Triste” é um disco que prima pela excelência e qualidade, tendo um ótimo cantor, rodeado por ótimas músicas. Para assim ser, só mesmo contando com um time de primeira de orquestradores, os maestros Ciro Pereira, Nelsinho, Lyrio Panicalli e Zico Mazagão. Tudo isso gravado em alta fidelidade 😉
negro
balada da solidão
jangada
prelúdio para ninar gente grande
rio triste
acauã
só voltou de madrugada
praia comprida
canção do esquecimento
vai poema triste
hoje é domingo outra vez
despertar da montanha

Deixe um comentário