Radamés Gnatalli – Concerto Para Harmonica De Boca E Orquestra – Brasiliana nº 3 (1961)

Eis aqui um disco raro, objeto de desejo de muitos colecionadores e de pesquisa, ou puro deleite, para quem escuta música com outros olhos. Uma atração à parte e especial que com toda certeza irá avivar os olhos e ouvidos dos meus amigos cultos e ocultos. Tenho hoje para vocês, o aclamado, “Concerto para Harmônica de Boca e Orquestra” de Radamés Gnatalli. Uma peça muito comentada, inclusive aqui no Toque Musical, mas que até hoje continuava escondida, recolhida como a grande maioria dos discos produzidos pelo selo Festa. Recementemente a Tratore Discos relançou uma dezena de títulos da gravadora de Irineu Garcia, mas se esqueceu deste que é talvez um dos mais raros e importantes discos de seu catálogo. Trata-se, obviamente, de um álbum de música erudita, o que de uma certa forma, comercialmente e no Brasil, não seria muito ‘produtivo’. Mas este disco tem uma importância também histórica, ou por outra, tem uma história que precisa ser ouvida.
Temos aqui o Maestro Radamés Gnatalli com a Orquestra Sinfônica Brasileira apresentando duas de suas peças em momentos distintos. O primeiro e principal, “Concerto para harmônica de boca e orquestra”, dedicado ao amigo, o gaitista Edu da Gaita, gravado ao vivo na estréia, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em novembro de 1958. Contou com a participação do homenageado, Edu (da gaita) Nadruz, como solista. O segundo momento, também gravado ao vivo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, aconteceu no mês de julho do ano seguinte, por ocasião do Festival Radamés Gnatalli.
Não vou entrar em detalhes sobre esses trabalhos, deixando que a contracapa e os comentários generosos complementem nossa postagem. A interação é fundamental!
Este álbum, eu não soube precisar a data de seu lançamento, mas suponho que tenha sido em 1960 ou 61. Outra curiosidade: nunca tive nas mãos um disco ‘cinquentão’ tão novinho. Acredito que este lp nunca chegou a ser tocado por uma agulha. É mesmo de dar gosto 🙂 Salve São Pampani! Obrigadão!
.

concerto para harmonica de boca:
allegro moderato
lento e expressivo
allegro marcato
brasiliana nº 3:
pampeano (allegro moderato)
modinha (adagio)
rojão (allegretto mosso)
capoeira (vivo)

Deixe um comentário