João Gilberto – Ao Vivo No Teatro De Santa Isabel Recife Em 2000 (2022)

Boa noite, meus amigos cultos e ocultos! Hoje, dia 30 de julho de 2022, o nosso Toque Musical completa 15 anos! Sinceramente, acho que só foi possível por conta dessa nossa insistência e o enorme prazer em fazer o que a gente faz. Acredito que poucos blogs com o TM ainda se mantém na ativa. A maioria acabou, outros remodelaram, se transformaram em outra coisa. Enfim, o Toque Musical é um dos poucos que ainda se mantém fiel a seu formato, mesmo sabendo que o conceito da coisa mudou e tudo que é postado aqui, se ainda não está no YouTube, logo vai estar. Mas ainda assim, seguimos na tradição, no formato diário-público-pessoal, confraria fonomusical. Enfim, 15 anos, um tempo longo para um site. Somos, sem dúvida, uma tradição, um clássico nessas praças da web. Parabéns para nós! Parabéns ao Toque Musical! Que venham mais 15 anos! (já pensou?)
Para marcar a data e o momento, estamos trazendo aqui nosso assunto mais ilustre, o impagável João Gilberto, figura da maior importância no TM, por conta das diversas postagens que já fizemos sobre ele e em especial nas edições exclusiva que criamos de registros em shows e mais ainda, da bombástica gravação, até então inédita ao público, das fitas gravadas pelo Chico Pereira. 
Inclusive, a respeito desse fato, dessa que foi a mais importante postagem que já fizemos, posso agora contar alguns detalhes e corrigir alguns enganos sobre essa história. Há alguns anos atrás fui procurado pelo Zuza Homem de Mello que então, na época, escrevia sobre o João Gilberto, preparando o que seria seu último livro, o “Amoroso”, que viria a ser lançado de maneira póstuma. Zuza faleceu quatro dias após finalizar o livro, o qual a produção final ficou a cargo de sua companheira, Ercília Lobo. E foi ainda durante a elaboração desse livro que um dia recebi um e-mail do Zuza pedido informações sobre a história da fitas, como os registros digitais chegaram até a mim. Contei a ele que os arquivos digitais me foram passados pelo então amigo franco-uruguaio Christophe Rousseau, que ele por sua vez conseguiu isso de um colecionador de raridades sueco. Quando este material chegou em minhas mãos, ainda não estava editado, era um arquivo único no qual continha sequencias dessas gravações feitas pelo fotógrafo Chico Pereira. Até então, a única pessoa que possuía esses registros era uma pesquisadora americana, que eventualmente colocava em seu blog alguns trechos, para manter o seu ibope. Daí, com o arquivo bruto, fui editando no Sound Forge e gerando novos para cada música ou trecho de falas. Editei, remixei limpando da melhor forma o áudio, o qual o Chris também já havia mexido. O trabalho maior foi identificar cada música, cada passagem e ao final veio também a produção das capinhas para chegarmos à grande publicação, a que virou notícia nos grandes jornais e revistas e também entraria, para minha surpresa, como citação em “Amoroso”. Infelizmente, houve um engano, dando ao fã de Bossa Nova, ‘artista do playback’, o título de “engenheiro de som” (hehehe…). Sem querer lhe tirar o mérito por ter conseguido a fita e também por ter passado a mim, o trabalho todo coube mesmo ao Augusto aqui. E segundo o Zuza, naquele 2011, o nosso “João Gilberto Na Casa De Chico Pereira” foi o que houve de melhor em lançamento musical. O nome do Augusto TM não entrou no livro. Ficou mais charmoso com a versão do francês, engenheiro de som. Mas a gente não liga não, a gente sempre foi eminencia parda nessa história toda. E de qualquer forma, vale a pena ler esse livro. É realmente uma biografia apaixonada, escrita por alguém que também viveu e conheceu de perto, na amizade o genial João Gilberto. E é nesse livro também que vocês irão encontrar detalhadamente a passagem de João pelo Recife, em um memorável show no Teatro de Santa Isabel, em 2000. É este show que agora aqui apresentamos a vocês, em uma nova edição, com direito também as capinhas, tudo organizadinho, como manda o nosso figurino. Espero que esteja no agrado de todo. Confiram, no GTM…
 
aos pés da cruz
recife cidade lendária
doralice
carnaval da vitória
ave maria
discussão
odete ouve o meu lamento
um abraço no bonfá
solidão
hino nacional
sinfonia do rio de janeiro
bahia com h
samba de uma nota só
farolito
chega de saudade
não vou pra casa
 
 
.