Trio Tambatajá – Assim É O Trio Tambataja (1962)

Olá, meus caros amigos cultos e ocultos! Aqui vamos nós para mais um ano de Toque Musical. E para os que nos acompanham, já sabem, a regularidade por aqui já não existe. Não temos mais postagens diárias e seguimos dentro do que me for possível, ou seja, as postagens agora acontecem conforme a minha disponibilidade. Tempo é dinheiro e aqui, sinceramente, tenho perdido os dois. Mas ainda me sobra o encanto. Ainda me encanto com os discos, com os artistas e suas músicas e acho que é por isso que ainda seguimos nessa missão. Além do mais, vejo surgir no horizonte a esperança de dias melhores. A cultura, as artes e a educação voltam a ser valorizadas neste Brasil. Graças a Deus, nos livramos do câncer, que é esse crápula chamado Bolsonaro. Ainda vamos viver por um bom tempo com essa marola fascista, mas isso logo acaba, porque como já vimos, a insensatez e a loucura não duram para sempre, uma hora a ficha cai. Precisamos varrer logo esses ratos, devolvê-los ao esgoto de onde nunca deveriam ter saído. O momento agora é outro, de esperança, não só para uma metade, mas para todos. Não estou aqui defendendo Lula, mas estou certo que este é sem dúvida o melhor caminho, a melhor saída desse inferno que foram os últimos quatro anos. Tenho muita fé nessa reconstrução do Brasil. E isso anima…
Por hora, vamos fazer assim, postagens sem dias certos, sem compromisso. Afinal, essa coisa de compromisso só de um lado não é muito justo, não é mesmo?
Começando o ano novo, tenho para abrir, este raro e muito interessante lp do Trio Tambatajá, seu primeiro lp, lançado em 1962, pelo selo Copacabana. Este lp tem uma curiosidade, foi talvez um dos discos mais procurados (e levados) por colecionadores japoneses, desde os anos 60. Segundo um amigo japonês, amante da música brasileira, é mais fácil encontrar este lp no Japão do que aqui no Brasil. E não é que ele tenha sido reeditado por lá, são mesmo os originais, lançados naquela época. Acredito que a razão do ‘sucesso’ do álbum está no fato do Trio Tambatajá ter sido um dos primeiros grupos musicais brasileiros a tocar no Japão. Segundo as informações, o Trio Tambatajá fez sucesso na ‘terra do sol nascente’ antes mesmo de Sérgio Mendes aparecer por lá levando a Bossa Nova. No final dos anos 50, o imigrante japonês Toshiro Ono, pai da cantora Lisa Ono, chegou ao Brasil e teve a ideia de criar uma boate, uma espécie de clube noturno no qual se apresentavam também músicos brasileiros, entre esses o Trio Tambatajá que acabou sendo levado também ao Japão por Ono. O trio se apresentou em várias cidades japonesas fazendo muito sucesso, oque por certo corroborou para que seus discos fossem também por lá vendidos. E realmente, por aqui é difícil ver este lp, cujo os poucos exemplares existentes estão nas mãos de colecionadores, ou esquecidos em sebos e lojas de discos esperando um mais ‘antenado’ ir buscá-los. Na falta do físico e mais importando o conteúdo, aqui temos ele para vocês ouvirem, completo como manda o nosso figurino. 
 
tamba-tajá
quero beijar-te as mãos
ave maria no morro
prenda minha
per omnia saecula seaculorum, amen
o beijo (el beso)
apartamento de malucos
rio
eu e o rio
baila baila
o poema da vida
 
 
.