Gunnel Skold E Eudóxia De Barros – Brasil Escandinávia (1987)

Olá! Boa hora a todos, amigos cultos e ocultos! Seguindo em nossa variada mostra ‘fonomusical’, desta vez estou trazendo um disco de música erudita, afinal, também nesse gênero o Brasil se destaca. Tenho aqui um álbum promocional, um lp que por certo não foi oferecido em lojas comerciais. Aliás, é bom que se diga, música clássica/erudita num país onde existem tantos ignorantes orgulhosos, se torna uma arte para iniciados, para uma outra classe de pessoas. E quando falo em classe, não me refiro as pessoas de classes sociais, está provado que mesmo quem tem dinheiro, nem sempre tem cultura e aqui nesse Brasil ‘boçalnariano’ isso é fato.
Mas voltando ao disco do dia, aqui temos um encontro da música brasileira com a música da região Escandinávia, o canto da contralto sueca Gunnel Skold e o piano da brasileira Eudóxia de Barros. Dois nomes de peso da música erudita mundial que neste lp nos apresentam temas que aparentemente não teriam muita conexão. Mas na música há sempre conexões, independente das diferenças de realidade entre as duas regiões e é muito nesse refinamento e conhecimento musical erudito que as coisas se assemelham, ou quando não, se aproximam. Tanto Gunnel Skold quanto Eudóxia de Barros são artistas de um mesmo universo, o da música clássica e como tanto, há entre elas muita coisa em comum. Gunnel, inclusive, conhece muito bem a obra de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga… e a Canção Brasileira , tendo em seu currículo várias gravações. Eudóxia, nossa grande pianista, também não deixa por menos, é uma das figuras mais importantes da música de concerto no Brasil, premiadíssima e também conhecida mundialmente. Neste lp, dividido em dois momentos, temos peças bem representativas da música escandinava e brasileira. Mesmo sendo um disco de caráter erudito, soa muito bem ao ouvido comum, ou seja, agrada até mesmo os populares. 
Não vou me alongar, pois o meu tempo é curto e por sorte temos estampado na contracapa um texto mais que esclarecedor. Confiram este lp no GTM.
 
forró (brasiliana nº9) – osvaldo lacerda
melodia sentimental – villa-lobos
duas canções nortistas – José siqueira
azulão – jayme ovalie e manoel bandeira
atraente – chiquinha gonzaga
quando uma flor desabrocha – francisco mignone
morena morena – francisco mignone
congada – francisco mignone
varen – edvard grieg
jeg elsker dig – edvard grieg
sommarsang – peterson berger
jungfrun under lind – peterson berger
lawn tennis peterson berger
flickan kom ifran sin alklings mote – jean sibelius
van det en drom – jean sibelius