Bixo Da Seda (1976)

Xiii… Com essa semana dedicada ao rock e afins, acabei espantando a turma da velha guarda, dos bossanovistas e dos populares. Êta gente radical e conservadora! hehehe… (brincadeirinha)
Vocês me desculpem, mas de vez em quando eu tenho uma recaída, uma saudade da minha adolescência e do rock’n’roll. Alguns discos ficaram para sempre na minha lembrança, nos meus bons momentos de juventude. Ai, que saudade dos anos 70!
Este foi um dos marcaram a minha época. Me lembro até hoje o dia em que comprei o disco na loja Mesbla. Era o último da banca e no dia eu não tinha dinheiro para comprar. Me lembro de ter implorado à lojista para reservá-lo para mim por uns dois dias. Mas a moça não colaborou e eu fui obrigado a esconder o disco na ala dos lp’s de música clássica para evitar que outro interessado o achasse. Voltei dois dias depois, mas antes mesmo que eu chegasse à estante dos discos, fui abordado pela vendedora, juntamente com um segurança que mais parecia um guarda-roupas de tão grande. Ela me reconheceu e precipitadamente me acusou de ter roubado o disco. Não tive nem tempo para me defender. Fui levado a força para uma sala e acusado de roubo. Chamaram a polícia, mas me deram o direito de ligar para minha casa. Minha tia veio voando ver o que tinha acontecido. Nesse meio tempo eu tentava explicar o que havia ocorrido, mas só me deixaram falar na frente dos policiais. Nisso, minha tia chegou e eu consegui finalmente explicar o que houve. Resultado: minha tia ficou indignada com o tratamento que eles me deram. Levantou o barraco e no final nós saímos de lá com mil pedidos de desculpas e o disco de graça para compensar o constrangimento. Voltei lá alguns dia depois e não vi mais a vendedora. Acho que eles devem tê-la despachado para o setor de cobrança na Sibéria.
Embora este disco já não seja mais uma novidade na blogosfera musical, ainda não o vi apresentado por inteiro. Se tem uma coisa brochante ao baixar um arquivo de disco, é perceber a falta dos encartes, da capinha e seus detalhes. Acho o fim da picada. Aqui a coisa se repete, mas no capricho e integral.
O “Bixo da Seda” foi uma banda de rock formada no Rio de Janeiro no início dos anos 70 por remanecentes da “Liverpool Sounds”, grupo vindo do Rio Grande do Sul. Formada por Foguete (voz), Pecos Pássaro (guitarra), Mimi Lessa (guitarra), Renato Ladeira (teclados), Marcos Lessa (baixo) e Edson Espíndola (bateria) . Gravaram apenas este álbum de capa dupla e um compacto. Encerram as atividades depois que Nelson Motta os convocou para serem a banda de apoio das Frenéticas. Embora, com apenas um disco, o Bixo da Seda assegurou seu lugar na história do rock nacional. Confira aí…

vênus
já brilhou
é como teria que ser
carroucel
bixo da seda
7 de ouro
gigante
um abraço em brian jones
trem