Leo Belico – Canta Brasil En La Voz De Leo Belico (1958)

A quem possa interessar… Aos amigos cultos e ocultos, tenho aqui um álbum dos mais interessantes. Disco importado, da Argentina, apresentando um artista brasileiro que foi sucesso por lá nos anos 50, Léo Belico, um nome que por aqui poucos se lembrarão, mas ainda hoje pela Argentina a fora é um artista cultuado. Curiosa a história e trajetória deste cantor que era mineiro, da cidade de Piedade de Ponte Nova. Veio para Belo Horizonte onde foi cantor na Rádio Guarani e também ‘crooner’ em orquestras da cidade. Num passeio a Bueno Aires no início dos anos 50, de uma semana, acabou ficando vários anos. Se transformou em um astro da música naquele país cantando exclusivamente musica brasileira. Era muito prestigiado, inclusive pela Primeira Dama Eva Peron… Mas, numa saudade repentina acabou voltando ao Brasil. Atuou em rádios ao lado de outros grandes cantores da época, Gravou algumas coisas para a Odeon, mas não chegou a lançar nada por aqui. Na Argentina foi que ele gravou vários discos, em 78, 45 e 33 rotações, bolachas essas que nunca chegaram ao Brasil. Leo Belico gravou na Argentina cantando exclusivamente em português e seu repertório foi sempre músicas de qualidade do nosso cancioneiro popular. Talvez, por isso mesmo, sendo autêntico em suas escolhas musicais, que ele conseguiu conquistar o carinho dos nossos ‘hermanos’.
Leo Belico faleceu este ano, em Belo Horizonte e como tantos outros artistas de seu tempo, morreu esquecido. Em seu velório haviam pouco mais de 20 pessoas, apenas parentes e amigos próximos. Leo Belico era tio da atriz mineira, Dayse Belico.
Desde a morte do cantor eu pensava em prestar uma homenagem, reunindo algumas poucas gravações que eu consegui. Por sorte a amiga e colecionadora argentina, Cristina Baez, tinha uma série de gravações de Leo Belico e me enviou. Eu já estava para montar a coletânea, daí apareceu este lp que achei na Feira do Vinil. Comprei no ato e agora compartilho ele aqui com vocês. álbum de 33 rpm que reúne músicas lançadas anteriormente em 78 e 45 rpm. Para quem não conhece este artista argentino de Belo Horizonte, eis aqui uma boa oportunidade. Confiram

faustina
esta noite serenô
sassaricando
dona do mundo
eu vou até de manhã
passarinho na gaiola
vingança
ana maria
me deixe em paz
peixe vivo
adeus america
canção do vaqueiro
o delegado quis prender o antonio
baião de copacabana