Vários – Juventude E Ritmo (1969)

Olá amigos cultos e ocultos! Finalmente uma brecha nesta quinta-feira. Dá tempo de vir aqui e postar alguma coisa. Na verdade, estou cheio de coisas para se ouvir com outros olhos, mas o que tem pegado é a disponibilidade do Augusto aqui…
Estou trazendo hoje um disco que agora está lá no Japão. Comprei para um colecionador com quem negociei outros discos. Sinceramente, acho que ele pagou caro por uma coletânea como esta que traz, sem dúvida, algumas peculiaridades e sucessos do final dos anos 60. Jovem Guarda em seu último suspiro. Temos, por exemplo o Luiz Ayrão que passou pela Jovem Guarda, mas acabou fazendo sucesso mesmo foi no samba. A cantora Elizabeth vem com a faixa “Tanto amor sem ter ninguém prá dar”, música que segundo o meu amigo Samuca, só saiu neste lp. Fábio, aquele do LSD, canta desesperado a sua “Stella”, música de relativo sucesso na época. Seguem também outros ultra românticos Márcio Alexandre e José Ricardo. E também na fita, quero dizer, na faixa, A Turma do Embalo, dando um tom mais descontraído e divertido ao disco. Vale uma conferida…

tanto amor sem ter ninguém pra dar – elizabeth
preciso de você demais – josé ricardo
uma canção, eu e você – fabio
que vale a vida sem amor – luiz ayrão
pedrinha de gelo – márcio alexandre
those were the days – a turma do embalo
stella – fábio
banho de sorvete – a turma do embalo
não me deixe nunca mais – elizabeth
a palavra é você – josé ricardo
alucinado por você – márcio alexancre
três tempos – luiz ayrão
.

Fábio – Frutos De Mi Tierra (1972)

Fábio é mais uma das boas sacadas do produtor Carlos Imperial. Antes disso o cara era conhecido como “Juancito”, um cantor paraguaio que atuava em boates de Sampa, lá pelos idos dos anos 60. Foi Tim Maia que fez a cabeça do moço. Mas através do Imperial o ‘desbunde’ foi total. Começando pelo novo nome artístico. De saída ele gravou num compacto a impagável “LSD” (Lindo Sonho Delirante) que foi sucesso restrito aos malucos de plantão. Esta música eu resolvi incluir no pacote, aproveitando a ocasião. Fica de bônus extra.
“Os frutos de mi tierra” é em minha opinião, seu melhor trabalho. Além de composições próprias, tem também músicas de Ruy Maurity, Dorival Caymmi, Luis Vieira, Sueli Costa, entre outros… Chamo a atenção para duas outras faixas: “Pai e filho” (versão de Cacá Diégues para “Father And Son”, de Cat Stevens) e “Guantanamera” , dois sucessos internacionais.

01. Manuela
02. Viajante
03. Menino de Braçanã
04. Pai e Filho
05. Guantanamera
06. Hino da República
07. Marina
08. Os Frutos de mi Tierra
09. Cravo e Jasmim
10. Encouraçado
11. Magia
12. Fonte da Saudade