Gueto – Estação Primeira (1987)

Olá amigos cultos, ocultos e visitantes em geral. Estou dando por encerrada a semana dedicada ao rock feito no Brasil nos anos 80 e começo dos 90. Gostaria de apresentar outros discos e bandas que embalaram meus vinte e poucos anos. Mas sei que essa época ainda continua viva, a memória ainda está fresca e tem muitos blogs por aí dispostos a mostrar tudo isso. Minha cota é esta aí…
Escolhi o Gueto, com seu álbum “Estação Primeira” para fechar com chave de ouro essa mostra da semana, porque é outra das minhas prediletas. Um grupo que se destacou, para mim, pela qualidade, versatilidade e toda a sua sonoridade. Na época não havia uma banda assim (pelo menos eu não conhecia), capaz de mesclar o rock com funk, com rap, com heavy… Desculpem-me a expressão, mas era uma puta banda!
“Estação Primeira” foi o álbum de estréia que de saída já veio com convidados ilustres como o genial trombonista Raul de Souza, o tecladista Paulo Calazans, o baterista e produtor Geraldo D’Arbilly (do Blue Rondo a la Turk, Peso…) e até o DJ Malboro foi chamado para o “Scratch”. Aliás, é bom lembrar, D’Arbilly e Pena Schmidt foram as feras responsáveis pela produção deste super disco. De quebra, tem ainda para ilustrar a capa, as fotos de Klaus Mitteldorf.
O Gueto gravou outros álbuns, mas nenhum chegou aos pés de “Estação Primeira”. Confiram…

g.u.e.t.o
a mesma dor
uma estória
esse homem é você
emoção
borboleta psicodélica
você errou
estação primeira
ensaio geral