Classe A – RCA Victor Coletânea (1975)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Se tem uma coisa que eu sempre gostei foi de coletâneas. Eram através delas que a gente  podia degustar diversos artistas de uma determinada gravadora. Uma forma de levar ao público os diferentes artistas, misturando os ‘medalhões’ com aqueles ainda pouco conhecidos. O difícil era achar uma coletânea realmente fina, com artistas e repertório de qualidade. Nesse sentido, a RCA sempre brilhou. Acho que talvez até pela qualidade de seu ‘cast’. Em 1975 a gravadora lançou esta coletânea com alguns de seus mais destacados artistas. Acho que nem preciso falar muito, só pela capa se pode ver que o grupo é seleto, só música bacana, sucessos de uma época onde ainda se fazia boa música. Este é mais dos muitos bons presentes oferecidos pelo amigo Fáres, a quem mais uma vez eu agradeço. E vamos nessa que a coisa é boa. Aguardo vocês no GTM 😉

bodas de prata – joão bosco
diacho de dor – maria creuza e antonio carlos & jocafi
pote de mel – carlos walker
jogo da vida – tamba trio
ligia – lucio alves
chega – ivan lins
disritimia – martinho da vila
meia noite – antonio carlos & jocafi
tristeza chama tristeza – eliana pittman
se alguém telefonar – milton carlos
massa falida – cesar costa filho
flicts – sergio ricardo
.

Abertura – Estes Também Participaram (1975)

Olá! Esta semana está sendo mesmo bem variada, vocês não acham? Temos tido aqui discos para o mais variado gosto e como sempre, boas surpresas. A caravana não para…
Na sequência, eu trago para vocês um disco bacana, um legado de um dos últimos festivais de música brasileira ainda com aquele espírito dos anos 60, o Festival Abertura, promovido pela Rede Globo em 1975. O disco que tenho aqui, como bem se pode ver pela capa, reúne 13 outras músicas e artistas que também participaram do festival, mas não tiveram suas músicas classificadas para a final. Quem teve o prazer de assistir ao Abertura talvez se lembre de algumas dessas músicas, que são tão boas quanto as que chegaram à final. A RCA, oportunamente, não deixou por menos, recrutou as sobras e também entrou na onda do Festival. Eis aí um disco raro com uma série de músicas que nunca tiveram outra chance além dessa para serem mostradas. Confiram…

farofa-fá – mauro celso
tele rodovida – milton carlos
massa falida – cesar costa filho
cirandeira – ana maria brandão
drácula – paulinho da costa
rede verde – elson
mudanças – gil gerson
súdito do rei – flávio e lúcia
que venha el tango – silvio barbosa
carcaça – raimundo marques costa
dança espanhola da cabeça – zé márcio
balbina – caetano zamma
teofagia – marco antonio

Cesar Costa Filho – E Os Sambas Viverão (1973)

Caríssimos… Volto novamente a explicar sobre os links vencidos. Realmente temos uma dezena deles que já não estão mais ativos. Ainda não tive tempo de repará-los e meus colaboradores andam meio preguiçosos. Por favor, me dêem um tempo para que eu possa resolver essa situação. Todas as solicitações foram listadas e na medida do possível estão sendo atendidas, ok?Bom, vamos então ao disco do dia. Mais uma vez prestigiando nosso blog, temos aqui o Cesar Costa Filho, cantor e compositor que a muito anda sumido. Esteve atuante durante os anos 70, mas a partir de 80 o cara desapareceu da mídia. Numa consulta rápida pela rede não não encontrei nada atual. Será que alguém tem notícias do Cesar?
O disco que temos aqui foi seu primeiro lp, que veio logo após o sucesso do samba-canção “Dose prá leão”. No seu ‘debut’ ele conta com parceiros de peso com Walter Queiroz, Paulo Cesar Pinheiro e Jair Amorim. Muito bom…

Anastácio – Samba enredo para um sambista morto – C C Filho – W Queiroz
Tambores e clarins – Cesar C Filho – Walter Queiroz
Além de nós – Cesar C Filho – Paulo C Pinheiro
Malvada – Cesar C Filho – Walter Queiroz
Bilhete pra bem longe – Cesar C Filho – Walter Queiroz
Dose pra leão – Cesar C Filho – Walter Queiroz
E os sambas viverão – Cesar C Filho – Walter Queiroz
Samba do Estácio – Cesar C Filho – Jair Amorim
A briga – Cesar C Filho – Walter Queiroz
Otelo João – Cesar C Filho – Walter Queiroz
Descanso – Cesar C Filho – Walter Queiroz
Guarida – Cesar C Filho – Paulo C Pinheiro

Cesar Costa Filho – Bazar (1977)

Outro cara sumidaço é o Cesar Costa Filho. Durante os anos 70 ele esteve bem atuante, gravando diversos discos. Suas composições foram interpretadas por Elis Regina, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dóris Monteiro, Claudette Soares, Elizeth Cardoso, Vanusa, Antônio Marcos e até figurinhas duvidosas como Eliana, Xuxa, Angélica e Rosana e mais… Acho que ele sumiu da parada depois que passou a ser o presidente da UBC (União Brasileira de Compositores). Ele também foi um dos fundadores do MAU (Movimento Artístico Universitário) ao lado de Ivan Lins, Gonzaguinha, entre outros.
“Bazar” foi seu terceiro lp e tem como destaque a divertida “Consumatum Est (nessa época ainda não havia o Viagra hehehe… Disquinho legal, recheado de bons sambas-canção.