Grupo Temucorda – Sangria (1979)

Verificar ortografiaOlá meus caros amigos cultos, ocultos e simpatizantes. Estou pensando, em breve, transformar este blog num espaço privé, num clube fechado ou coisa assim. Me desculpem a expressão, mas as vezes tenho a sensação de que isso aqui parece um prostíbulo. Todo mundo entra e sai discretamente, não há manifestação… nenhum comentário… Ou talvez eu devesse fazer como a maioria dos blogs que temos por aí, ser apenas uma galinha botadeira, postar o disco e me limitar à ficha técnica. Isso é rápido e fácil, dá até para postar mais de um por dia. Acontece que escrevendo “essas bobeiras”, como já foi dito por uma anônima criatura, exercito minha capacidade de expressão, me envolvo mais com o artista/música, aprendo, ensino e dou o toque. Isso para não dizer que agindo dessa maneira, dou ao Toque Musical um carácter bem pessoal e autoral. Sem dúvida, já dei muita bola fora, mas eu sei reconsiderar e me desculpar. Meu texto não tem compromisso, mas sei os limites quando o levo à público, mesmo sabendo que poucos irão ler.
Bom, vamos deixar de lado “essas bobeiras” para irmos direto ao que interessa. Hoje temos o Grupo Temucorda, que se não me engano é de Minas Gerais. Um amigo me disse que esse grupo vem de Montes Claros. Não afirmo, somente confirmo o que me veio aos ouvidos. Para aqueles que conhecem o trabalho dessa turma e em especial o álbum “Sangria”, há de estranhar a capa que apresento. Esta, sem dúvida, não é a original. A outra eu vou deixar para mostrar no meu futuro blog de capas curiosas (ainda vou fazê-lo, aguardem!). Mas não se preocupem, todo o encarte está incluído no pacote. É só baixar…
O Temucorda e seu lp “Sangria”, lançado em 1979, se não conseguiu deslanchar, com toda certeza não foi por falta de qualidade. Com um pé a pelo menos uns dez anos para trás, a música do Temucorda é inspirada na canção de protesto. Cozinharam, comeram e beberam na fonte de Geraldo Vandré. Aliás, temos até uma canção, “Tributo a Geraldo Vandré”. A turma ainda conta com a participação e força do grande Sivuca.
Acredito que se eu tivesse apresentado aqui a capa original, nem minhas “bobeiras” seriam suficientes para convencê-los que vale a pena ouvir os encalorados rapazes do Temucorda.
(Tudo bem, eu sei… a culpa é só do Mafra e da Impulso)

sangria
cantador
recordança
apocalipse
rodeio
tributo à geraldo vandré
grito de liberdade
sangue e areia
peregrino
filho da terra