Djalma Dias – Destaque (1973)

Muito bom dia, amigos cultos e ocultos! Nunca tive muito interesse no YouTube, que fosse além do de espectador, para ver vídeos e ouvir música. Foi justamente pensando no ouvir que de uns tempos pra cá eu passei a flertar com essa telinha digital. Ainda estou nos primeiros passos, mas acho que logo vou incrementar minha conta por lá com alguns vídeozinhos de música. Quem sabe até eu crie alguns clips mais elaborados. Acho que mais essa dobradinha pode dar pé 😉 Precisamos divulgar mais esse Toque Musical, afinal, de ocultos aqui já bastam vocês, não é mesmo?
Hoje eu estou trazendo o álbum “Destaque”, do cantor Djalma Dias. Eu já havia postado aqui, anteriormente, outros dois discos onde o cantor e sambista é também destaque. Aproveito até para replicar o que já havia escrito. Djalma foi cantor de boate, intérprete vitorioso em festivais e de trilhas de novelas da Rede Globo. Gravou diversos sucessos, entre os mais famosos temos “Capitão de Indústria”, de Marcos e Paulo Sérgio Valle para a novela “Selva de Pedra”. Aliás, é bom dizer, Djalma gravou diversas músicas dos irmãos Valle. Isso muito se deve ao fato de que Marcos Valle tinha contrato com a Som Livre, era um dos principais compositores para os programas da Globo e Djalma Dias era também contratado, principalmente como cantor e atuando em coros de trilhas e especiais da emissora. Ele gravou vários discos, os quais ainda hoje são difíceis de ver (e ouvir) na blogosfera.
Em “Destaque”, vamos encontrar um repertório muito bom, amarrado por músicas de qualidade de compositores como Adoniran Barbosa, Antonio Adolfo, Djavan, Johnny Alf, Antonio Carlos & Jocafi, Marcos e Paulo Sergio Valle e outros mais… Este disco foi produzido por Estáquio Sena, com arranjos de Waltel Blanco.

saudades de lá
menino levado
dono de casa, boa noite
as moças
só lágrimas
num arredo pé
tocar na banda
o galo cantou
marina, marina
de ontem pra hoje
desgruda
minha serenata
.

Djalma Dias – Compacto Duplo (1971)

Como no dia de ontem, as coisas se repetem… Faltou tempo e uma Internet de verdade no hotel, isso aqui só serve mesmo para ler e-mail e olhe lá…
Para hoje, ainda do pacote, temos este raro compacto duplo do Djalma Dias. Vocês se lembram dele? Porque se procurarem na rede, não irão encontrar muita coisa. Aliás ao digitar o seu nome encontraremos apenas referências ao grande jogador de futebol dos anos 60 (Galooo!!!). Mas foi também nesta década que surgiu o cantor. Djalma foi cantor de boate, intérprete vitorioso em festivais e de trilhas de novelas da Rede Globo. Gravou diversos sucessos, entre os mais famosos temos “Capitão de Indústria”, de Marcos e Paulo Sérgio Valle para a novela “Selva de Pedra”. Aliás, é bom dizer, Djalma gravou diversas músicas dos irmãos Valle. Isso muito se deve ao fato de que Marcos Valle tinha contrato com a Som Livre, era um dos principais compositores para os programas da Globo e Djalma Dias era também contratado, principalmente como cantor e atuando em coros de trilhas e especiais da emissora. Ele gravou vários discos, os quais ainda hoje são difíceis de ver (e ouvir) na blogosfera. Aqui no Toque Musical vocês poderão encontrar a participação do cantor no raríssimo disco “Uma noite no Beco” e neste compacto duplo, da Som Livre. Reparem que o disquinho traz duas músicas dos Valle, “Rosto barbado e Burguês fino trato”, essa última em parceria com João Donato. Tem também o samba “Ninguém tasca”, que se tornou um grande sucesso popular e outro, “Maria José”. De quebra, incluí como bônus, mais uma extra… “Nada sei de preconceito”, de Leci Brandão. Confiram…

ninguém tasca
buguês fino trato
rosto barbado
maria josé
nada sei de preconceito

Uma Noite No Beco (1971)

Para servir de inspiração nesta sexta-feira, dia nacional da boemia e da preregrinação pelos bares noturnos, estou trazendo para vocês mais um disquinho bacana, com todo o clima. Acredito que muitos aqui, principalmente aqueles que viveram a noite em Sampa, no final dos anos 60, ao se depararem com este disco vão ter boas lembranças de uma casa noturna que fez muito sucesso na época, a famosa “O Beco”. Já pela capa se pode ter uma idéia do que foi este lugar e das noitadas memoráveis, boa comida, boa bebida e principalmente boa música ao vivo, através dos seus intercalados ‘mini-shows’. Quem comandava a festa musical era o conjunto “Som beco”, dirigido pelo maestro Branco e seus ‘croones’ Cristiano (para temas internacionais) e Djalma Dias (os nacionais). O toque feminino vinha da cantora Helen Blanco.
Este lp lançado pela Continental, nos dá a exata sensação de uma noite no Beco. Gravado ao vivo, com um repertório bem variado, privilegia a música pop da época. Apesar de ser um tema internacional, coloco em destaque a faixa “Isole Natale” de Brian Auger, que é maravilhosa. Me faz lembra o grande Moacir Santos. Confiram o toque… 😉

tá chegando fevereiro – djalma dias
aquarius – cristiano
fever – som beco
se você pensa – helen blanco
salve-se quem puder – djalma dias
procurado tu – djalma dias
curto de véu e grinalda – helen blanco
isola natale – som beco
can’t buy me love – cristiano
que cada um cumpra o seu dever – djalma dias