Shopping Tops (1976)

Bom dia, meus caríssimos amigos cultos e ocultos! Trazendo mais um disco na linha promocional, hoje temos uma coletânea elaborada pela gravadora e selo Crazy para o Shopping Center Ibirapuera, um dos primeiros e gigantes centros de compra que surgiam no Brasil a partir da década de 70. Eu não achei informações, mas creio que este lp foi lançado como brinde aos fornecedores e clientes do Shopping. No álbum vamos encontrar uma verdadeira salada mista, com os mais variados e obscuros artistas e gêneros da época. Entre esses temos também os destaques, que são os artistas/conjuntos do cast da gravadora, tipo Tarancon e Joelho de Porco. Por aí já dá para se ter uma ideia do variado leque dessa seleção…

that’s the way – the last trio
altar de primavera – moacir morales
bonna cera – merry boys
gracias a lavida – tarancon
bumping joe – sweet corporation
aimer quelqu’un d’heureux – caroline verdi
monkey bump – baby champ
eu me recordo – kleber
season of assassins – sammy barbot
reza folia – grupo raizes
coração em recesso – cloves dalem
mardito fiapo de manga – joelho de porco
.

Tarancón – Ao Vivo No Villaggio Café 2009 (2013)

Olá amigos cultos e ocultos! Carnaval acabou, vamos retornando à realidade, trocando as máscaras e fantasias. 2013 nos espera. Ainda há muito o que rolar por aí, inclusive os discos do Toque Musical. Este é o primeiro post do ano para as nossas produções exclusiva. Vamos com um registro de show do grupo Tarancón realizado em 2009 no bar Villaggio Café, em São Paulo. Esta gravação me foi enviada pelo amigo Daniel Vergueiro há mais de uns três anos. Não fosse eu buscar em meus arquivos os discos do Tarancón para reposição de novos links, nem lembraria desta gravação. Daniel, demorou, mas chegou! Com direito a capa e contracapa 😉

 

Tarancón – Ao Vivo (1981)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Hoje eu acordei tarde e já estou atrasado para ir ao trabalho. Por essa razão serei breve. Escolhi, propositalmente, para o nosso dia do artista/disco independente este álbum do grupo Tarancón, gravado ao vivo no início dos anos 80. Uma fase muito boa e ao vivo fica ainda mais emocionante. Como já postei por aqui outros tantos discos do grupo, acho desnecessário tecer, nessa hora, qualquer outro comentário além de dizer: Eu adoro o Tarancón!!! E vocês? (se gostarem, avisem, tá?)

promessas del sol
pobre del cantor
el cantar tiene sentido
pitanga
cara de índio
verde maravilha
el hombre es un creador
canción y huayno
boquita de cereza

Tarancón – Mama Hueé (1988)

Olá amigos cultos e ocultos! Nada como um fim de semana com sol para animar a gente, não é mesmo? O meu domingo está como o sábado, uma maravilha!
Aproveitando que na semana passada quatro pessoas haviam pedido um novo toque para os álbuns do grupo Tarancón, postados aqui, eu decidi na leva trazer mais um lp da turma.
“Mama Hueé” foi um disco, lançado em 1988. Passados mais de dez anos do lançamento dos primeiros álbuns, neste temos o Tarancón com uma outra formação e explorando outros temas do Continente Latino Americano. Saímos do sulamericano, do andino e vamos para a América Central, para a África e também pelo Brasil. Pessoalmente, eu prefiro os primeiros álbuns, com uma natureza bem mais próxima do regional, mais acústico e mais tradicional. Contudo, ou apesar de tudo, “Mama Hueé” é um disco bacana que se mantém dentro de uma sequência natural de desenvolvimento de um grupo musical com mais de 30 anos de estrada. Muitas coisas acontecem ao longo de tantas décadas, principalmente na formação e ideal originário. Como dizia o Lulu Santos, “nada do que foi será igual ao que já foi um dia”.

mama hue
canto lunar
todo cambia
tarugata
la presentida
siriaka
canción urgente para nicaragua
nicaragua
kikiô
samba landó

Tarancón – Lo Único Que Tengo (1977)

Acho que já deu para perceber o quanto eu gosto do Tarancón. Sim, foi através desse grupo que vim a conhecer melhor Violeta Parra, Victor Jara, Silvio Rodrigues, Atahualpa Yupanqui e tantos outros como os que foram apresentados aqui durante essas duas semana. Estou trazendo mais um disco desse grupo porque três toques não foram suficientes, todos querem mais… Assim, vamos a mais um álbum repleto de coisas boas ‘lo ultimo que tengo’. 😉

1-el cantar tiene sentido
2-duerme negrito
3-canto del agua
4-tan alta que esta la luna
5-urubamba
6-cancion y huayno
7-milonga de andar lejos
8-plegaria a un labrador
9-lo unico que tengo
10-cancion con todos

Tarancón – Rever Minha Terra (1979)

Para a alegria de muitos, aqui está mais um álbum do Tarancón. Na minha modesta opinião, este é o melhor disco deles. Digo o melhor como sendo o que mais aprecio. Dizer que o grupo fez algum trabalho médio ou ruim chega a ser um pecado. Vejam e escutem esta seleção de clássicos da música latino-americana. Um lp maravilhoso!

1-a la molina no voy mas
2-jenecheru
3-pobre mi gente
4-madrugada camponesa
5-chacarera de ub triste
6-zamba de las tolderias
1-lejania
2-guillatun
3-promessas do sol
4-papel de plata

Tarancón – Gracias A La Vida (1976)

Outro grande grupo do qual sou um fan e com quem aprendi a gostar mais ainda da música latino-americana é o sensacional Tarancón. Um grupo dos mais interessantes formado por múscos e artistas de vários países da America Latina. A proposta do grupo era pesquisar e divulgar a diversidade de ritmos e canções latino-americanas. Eles surgiram na década de 70, participando de festivais e espetáculos por todo o continente. Fizeram enorme sucesso no circuito universitário brasileiro e são possivelmente os mais populares. Aqui temos o primeiro disco deles. Vejam a baixo o repertório muito bem escolhido e variado.

01 – El Tinku – Folclore (Bolívia Tonada Potosina)
02 – Los Pueblos Americanos – Violeta Parra (Chile-Cueca)
03 – Gracias a la vida – Violeta Parra (Chile)
04 – Te Recuerdo Amanda – Victor Jará (Chile)
05 – Nao mande a geada – Maria do Céu(Brasil)
06 – Nanas de la cebolla – Miguel Hernandez – Alberto Cortez
07 – Soy libre soy bueno – Atahualpa Yupanqui (Argentina Baguala)
08 – Boquita de cereza – Oscar ( Taquirari)
09 – Tikiminki – G.Rojas (Taquirari)
10 – El buen borincano – Rafael Hernandez (Guajira)
11 – En la mina el Tarancón – Anônimo asturiano (Espanha)
12 – Parabién de la paloma – Rolando Alarcon