Zé Maria, Seu Orgão E Seu Conjunto – Tudo Azul (1963)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Finalmente chegamos a mais uma sexta feira. Não tivesse eu compromisso amanhã logo cedo, estaria agora tomando uma boa cerveja. Amanhã tem Feira do Vinil, lá na Savassi (Rua Pernambuco com Inconfidentes) e eu vou prá lá fazer uns negocinhos 😉 Hoje eu estou postando um disco que certamente vocês poderão encontrar lá na Feira. Eis aqui um disco histórico, de altíssima qualidade e evidentemente raro. Temos aqui o pianista e tecladista Zé Maria e seu conjunto num repertório de primeira, cheio de bossa e muito balanço. Mas o grande destaque aqui é a presença do grande  Jorge Ben (ou Benjor se preferirem). Foi neste disco que o ‘Babulina’ fez a sua estréia, como cantor no conjunto do Zé Maria e emplacando aqui duas de suas mais famosas composições, “Por causa de você menina” e “Mais que nada”. Daí nascia um artista muito original. Mas o disco tem mais… tem Orlann Divo, Tom & Vinícius, Carlos Lyra e outros mais… Um ótimo disco para fechar a sexta feira. Manda vê…

tudo azul
por causa de você menina
samba do avião
japoninho
só danço samba
joão sem vintém
mas que nada
influencia do jazz
a vida do negro
garota de ipanema
deixa eu ficar
gostoso é sambar

Zé Maria e Seu Conjunto – Dance Com Zé Maria E Seu Conjunto (1961)

Putz, que vacilo… Vejam vocês, só agora fui perceber que não havia publicado o segundo post de ontem. Também não era para menos, do jeito em que eu estava, quase dormindo em frente ao monitor, nem sei como tudo terminou. Apaguei…
Hoje tenho aqui este disquinho nota 10. Um álbum do pianista José Maria de Andrade Ferreira, o conhecido Zé Maria, e seu Conjunto. Este disco, um álbum lançado possívelmente em1961 pelo selo Albatroz é uma jóia. Temos Zé Maria tocando com seu conjunto que se apresentava na boate Little Club. Um repertório todo apoiado no jazz mesclado as sonoridades latinas. Contam que o nosso querido Jorge Ben participa deste disco, mas não achei nenhuma referência concreta. Contudo é certo que foi o Zé Maria quem descobriu o Jorge Ben. Há também um outro disco do Zé, o “Tudo Azul”, onde o Jorge participa. Seja como for, com ou sem Jorge, o disco é imperdível!

la classe de chá-chá-chá
misty
yes, that’s my baby
blues noturne
my baby is helen
céu e mar
i got rhythm
lago dos cisnes
right in the book
sole mio
samba de uma nota só
mambo azul