Vamos Dançar? – Vol. 1 (1957)

Olá a todos! Hoje eu estou trazendo um disco bem interessante, um lp dos mais raros entre os raros postados aqui. Trata-se de uma coletânea da Sinter reunindo oito de seus artistas em gravações originalmente lançadas em 78 rpm. O lp do qual eu extraí as gemas, infelizmente não estava lá grandes coisas, precisei de paciência para limpa-lo, ‘na unha’. Acho que agora está um pouco mais aceitável. Por outra, a qualidade desse microssulco é também questionável. Este é um raro exemplo entre os primeiros lp de 12 polegadas onde podemos encontrar mais do que 12 faixas. Eles aqui aproveitaram ao máximo o espaço do vinil para colocarem 16 músicas, ou seja, 8 bolachas num só lp. Ficou tão apertadinho que mal se percebe a pausa entre uma faixa e outra.. Suponho que entre os sulcos também, o que, no meu entendimento, prejudicou uma melhor captação do som pela agulha. Mesmo apesar disso, achei de posta-lo para que os amigos possam conhecer, ou reconhecer. Há aqui alguns fonogramas raros, como é o caso do primeiro disco gravado por Johnny Alf, trazendo as duas faixas: “De cigarro em cigarro”, de Luiz Bonfá e “Falseta”, de sua própria autoria. No álbum não há muitas informações, inclusive a data de lançamento, que eu acredito que seja de 1957 ou 58. Apenas no selo, de forma confusa, é que podemos identificar música e artista. Entre essas há uma que não consta o intérprete, o choro “Atraente”, de Chiquinha Gonzaga (faixa 7). Suponho que seja a música do outro lado do 78 onde tem a faixa “Zulu”, com Irany Pinto. Nesta, só quem pode nos ajudar é o nosso pesquisador Samuel Machado Filho. Aliás, dar um geral em todas, hehehe… Fala aí Samuca!

fuchico – os copacabana

tenderly – donato e seu conjunto

eu vou partir – jamelão

teus olhos entendem os meus – steve bernard

maria candela – carioca e sua orquestra

de cigarro em cigarro – johnny alf

atraente – os copacabana

eu quero um samba – os namorados

mambo do turfe – carioca e sua orquestra

falseta – johnny alf

zulú – irany pinto

mora no assunto – Jamelão

invitation – donato e seu conjunto

três ave maria – namorados

blue canary – steve bernardes

perereca – os copacabana

PS.: Através de nosso amigo Salvador identificamos o intérprete da 7ª faixa, “Atraente”. Trata-se do conjunto Os Copacabana. Esta gravação foi relançada no disco “Quincas E Os Copacabana”, em 1958, pelo selo Odeon (e pode ser encontrado no Vinyl Maniac).

Os Copacabana Orquestra – Os Copacabana (1953)

No embalo dos disquinhos de 10 polegadas, vou nesta noite trazendo dois álbuns para a alegria de vocês. Começarei com “Os Copacabana Orquestra”, um grupo criado em 1947 por músicos integrantes da orquestra que atuava na boate “Meia Noite” do Copacabana Palace. Este grupo, formado por oito músicos, esteve presente em diversas casas noturnas do Rio e SP. Também acompanharam diversos e famosos cantores da época em estúdio e rádio.
Uma curiosidade que me chamou a atenção: entre seus componentes (no disco só consta o primeiro nome dos músicos) temos ao piano um tal Vadico. Seria este o lendário Vadico, compositor e parceiro de Noel Rosa? Respeitado instrumentista brasileiro, convidado por Walt Disney para compor a trilha do desenho do Zé Carioca? Fiquei na dúvida e fui checar em sua biografia. Estranho… não constava nada à respeito dOs Copacabana. Nem mesmo uma única referência. Seria o mesmo? Acredito que sim, mas deixo em aberto esta questão. Alguém quer comentar?

está chegando a hora
choro n. 3
chorinho na gafieira
sonâmbulo
a little more of your amor
baseado
jura
se acaso você chegasse