Som Nosso de Cada Dia – Live ’94 (1994)

Bom dia, amigos cultos e ocultos. Somente ontem, através de um comentário feito no blog foi que eu fiquei sabendo do falecimento do Manito, grande músico multinstrumentista dOs Incríveis, Som Nosso de Cada Dia e com passagem pelos Mutantes. Fiquei chateado, pois era um músico que eu admirava muito. Andava meio sumido, eu não sabia que ele estava doente e sofrendo, como relataram alguns amigos. Poxa, fiquei mesmo pesaroso. Sempre corri atrás de seus trabalhos, principalmente os solos e incursões em outros gêneros, como o jazz. Sei também que ele foi pau para muita obra em discos dos mais diferentes artistas. Emprestou seu talento para enriquecer o trabalho de outros artistas e nem sempre recebeu os méritos e créditos. Foi, sem dúvida, uma grande perda para a música brasileira.
Em homenagem ao Super Manito, eu estou postando aqui este registro, ao lado do Som Nosso De Cada Dia, numa apresentação ao vivo no Centro Cultural de São Paulo, em 1994. “Live ’94” foi lançado em formato cd pelos produtores Márcio de Mello Moreira e Cláudia Vidal, do selo Progressive Rock Worldwide, responsável pelo lançamento e relançamento do há de melhor no rock progressivo nacional. O clássico álbum “Snegs“, já postado anteriormente aqui no TM, foi também um relançamento da turma do PRW.
“Live ’94” nos mostra um Som Nosso um pouco diferente dos idos anos 70, o que é natural, afinal os caras amadureceram, ganharam mais experiência, porém, perderam aquele fôlego e o espírito setentão. A banda traz além dos membros originais (Manito, Pedrinho e Pedrão), Jean Trad nas guitarrras e Homero Lotito nos teclados. O som é um pouquinho diferente, mas tudo bem, ainda assim faz qualquer fan feliz, ou pelo menos numa vontade danada de ouvir “Snegs”, ou mesmo quem sabe o “Sábado/Domingo“, outro álbum também já postado por aqui (e muito bom, diga-se de passagem).
Fica então a minha homenagem à esse grande músico, que agora vai tocar no céu. Dizem que do lado de lá, a qualidade musical está cada vez melhor. Um dia eu ainda confiro… Ah, e por falar em conferir, não deixem de ver e ouvir o disco solo do Incrível Manito, que também foi postado aqui no nosso Toque Musical. Salve o Manito! Descance em paz.

intro – o guarani
som nosso de cada dia
nada prá lembrar
bixo do mato
tinta preta fosca
docas
doce gente má
o amor
prá swingar
sinal da paranóia