O Brasileiro De Sempre – 1922 Antes E Depois (Canções De Câmara) (197?)

Olás! Dando sequência ao nosso cardápio musical variado da semana (aliás, dos anos…), tenho para hoje mais um belo exemplar fonográfico, desses que não se encontra fácil por aí. Hoje eu trago este interessantíssimo lp, lançado pelo selo da Academia Santa Cecília de Discos e gravado em colaboração com o Museu da Imagem e do Som, de São Paulo. “O Brasileiro de Sempre”, como o próprio subtítulo nos informa e também no texto de contracapa, é um disco de canções de câmara. Ou seja, mais especificamente, a música erudita vocal, pautada no antes e depois da Semana de Arte Moderna de 1922, marco divisor na tomada de consciência da ‘brasilidade’ na arte e cultura nacional. Encontramos aqui algumas da mais significativas obras compostas em parceria pelos nossos músicos eruditos e poetas do início do século XX.
Para interpretar essas canções de câmara, dois nomes de peso da música erudita, Selma Asprino e Lenice Prioli. Selma Asprino é pianista, organista e professora, nos dias atuais, me parece, ela ainda integra o corpo docente do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Já Lenice Prioli é uma cantora lírica renomada, também professora de canto e interpretação vocal.
Ao contrário de muitos discos do gênero, que as vezes parecem meio chatos, este nos tira essa má impressão. Merece uma conferida…

carlos de campos – água marinha
joão gomes jr – saudade (poesia de menotti del picchia)
felix de otero – a flor e a fonte (poesia de vicente de carvalho)
homero barreto – canção (poesia de gonçalves dias)
souza lima – numa concha (poesia de olavo bilac)
francisco braga – desejo (poesia de gonçalves dias)
sofia helena da veiga oliveira – murmúrios de um regalo (poesia de emilia freitas guimarães)
osvaldo lacerda – cantiga (poesia de manuel bandeira)
sérgio vasconcellos corrêa – cantiga (poesia de paulo bonfim)
dinorá de carvalho – coqueiro, coqueiro irá
camargo guarnieri – onde andará (poesia de paulo bonfim)
mário de andrade – viola quebrada (ambientação de villa lobos)