Os Grandes Sucessos Dos Velhos Carnavais – Vol.2 (1987)

Boa hora, boa lembrança de carnaval, para todos os amigos cultos e ocultos! Não nos deixemos na tristeza da falta de folia. Ano que vem vai ter o reencontro, com certeza! 
Dando sequência, aqui vai mais um disco, uma seleção tal qual a primeira, com diversos sambas e marchas de velhos carnavais, este, o volume 2. Divirtam-se…
 
amei – francisco alves
meu amor foi se embora – aracy de almeida
lero lero – orlando silva
largo da lapa – carlos galhardo
menina que pinta o sete – bando da lua
nega maluca – linda baptista
orgia – orlando silva
cadência – francisco alves
nos queremos uma valsa – carlos galhardo
ótima ocasião – aracy de almeida
cadê o toucinho – luiz barbosa
princesa de bagdá – nelson gonçalves
 

Os Grandes Sucessos Dos Velhos Carnavais (1986)

Boa tarde a todos, amigos cultos e ocultos! Ok, vocês venceram! É carnaval e mesmo não tendo carnaval não vamos deixar a data passar assim, sem a nossa manifestação musical. Dessa forma, aqui começa a nossa festa. Vamos neste ano relembrar os velhos e clássicos carnavais com seus sambas, suas marchas… Vamos trazendo algumas produções da Moto Disco que foi uma editora especializada em gravações antigas, tal qual a Revivendo, que trouxe o relançamento de muitos discos da fase dos 78 rpm. Através dessas editoras, gravações do passado que nunca tiveram uma reedição, se tornaram acessíveis a novas gerações através desses lps. Aqui temos este, “Os grandes sucessos dos velhos carnavais” que como anuncia o título, reúne doze sambas e marchas dos carnavais de 1935 a 45. Uma preciosidade que, por certo, deve também estar presente, muitas dessas músicas em nossa série exclusiva, a Grand Record Brazil. Mas isso faz pouca importância, ou por outra, só reforça nosso desejo carnavalesco. Assim, aqui vai nosso grito oficial de carnaval, na sala, longe de aglomeração. Amanhã tem mais…
 
comprei uma fantasia de pierrot – francisco alves
pirata – dircinha baptista
bebida mulher e orgia – luiz barbosa
carioca – orlando silva
comício da mangueira – carlos galhardo
linda mimi – mario reis
ingratidão – aracy de almeida
a voz do povo – orlando silva
o trem atrasou – roberto paiva
criança toma juízo – almirante
teu cabelo não nega – castro barbosa
está chegando a hora – carmen costa
 
 
 
.

Lamartine Babo – A Música Popular No Rio de Janeiro (1988)

Bom dia carnavalescos cultos e ocultos! Parece mentira, mas até o momento eu ainda não vi e nem saí no carnaval. Não vi pela televisão e nem nas ruas. Aliás, Belo Horizonte em termos de carnaval é um caso sério. Existe até a tradição, mas a turma por aqui não é muito animada. Neste ano, parece, estavam querendo ressuscitar os velhos blocos carnavelescos, mas eu não tenho visto muitas manifestações pela cidade. Acho que o problema por aqui é a chuva. Todo ano chove nessa época, daí o belorizontino prefere viajar e pular o carnaval na chuva de outra cidade. Aqueles que dizem que odeiam carnaval também fogem da cidade, procurando um retiro de paz no feriadão. Bobagem, melhor ficar por aqui mesmo. Eu adoro o carnaval, mas para ir para o agito prefiro sair com antecedência e voltar depois sem pressa. Se tem uma coisa que eu não tolero e pegar uma estrada cheia ou ficar mofando em salas de embarque de aeroporto. Como um bom mineiro, gosto de fazer as coisas sem afobação. Na pior das hipóteses, fico em casa. Faço o meu carnaval por aqui mesmo. Discos e músicas são o que não me faltam. Faço a festa e ainda de sobra mando ver aqui no Toque Musical.
Passar o Carnaval sem Lamartine Babo é o mesmo que assistir na Avenida dos Andradas ao desfile carnavelesco de Belô, uma tremenda frustração. Por isso, para salvar o dia e também a festa, vamos com um álbum do Lalá. Temos aqui este lp lançado pela Moto Discos, que a exemplo de outros selos como o Collectors, Revivendo e Filigranas Musicais, ajudou em muito no resgate e restauração de velhos fonogramas, dos primeiros discos e artistas da música popular brasileira. O álbum “Lamartine Babo – A música popular no Rio de Janeiro”, como diz o próprio texto da contracapa, procura prestar uma homenagem a um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, reunindo algumas de suas famosas criações. As músicas selecionadas aqui são da década de 30, em gravações feitas pelo artista ou outros intérpretes como, Carmen Miranda, Francisco Alves, Aracy de Almeida, Castro Barbosa, Mario Reis, Almirante, Diabos do Céu e outros… Em todas as músicas temos, de alguma forma, a presença de Lalá, mesmo quando na música ele não é o astro principal. Ele intervém para dar a essa um definitivo ‘toque’ lamartinesco. Confiram…

linda morena
grau dez
a e i o u
babo… zeira
rapsódia lamartinesca
senhorita carnaval
teu cabelo não nega
moleque indigesto
aí heim?
boa bola
infelizmente
vaca oxigenê
chegou a hora da fogueira