Angela Maria – Quando Os Maestros Se Encontram Com Angela Maria (1957)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Bom dia e boa Páscoa, é claro! O dia não está lá uma beleza, o céu está fechado e São Pedro logo vai mandar aquela ducha para melar de vez o domingo. Mas quem tem em casa um bom chocolate, pode ficar na boa, comendo ovos de Páscoa… naquele laricão… Melhor ainda quando se pode também ouvir uma boa música. Eu como sempre, bem acompanhado, posso me dar ao luxo de escolher a vontade 🙂 Escolher para mim, e para vocês também. Hoje eu vou ficar aqui ouvindo só Jards Macalé e Paulo Vanzolini. Pensei até em postar algum disco de um desses artistas, mas como ainda estou no embalo e promessa de trazer cantoras, vamos dar sequência…
Separei para hoje este raro álbum da cantora Angela Maria, um disco que podemos considerar histórico dentro do mundo fonográfico. Foi um dos primeiros discos de 12 polegas lançado pela gravadora Copacabana. Foi uma superprodução, um dos discos mais caros a ser realizados naquela época. Isso por conta da ousadia de seus produtores em fazer um disco onde foram escalados oito grandes maestros e suas orquestras para acompanharem Angela Maria. O disco se divide em oito faixas, trazendo um repertório fino, que agrada em cheio e para um público além de tietes da cantora. É interessante notar como cada música se torna especial, com características próprias, sob os arranjos e regências dos mestres Gabriel Migliori; Guaraná; Léo Peracchi; Gaya; Lyrio Panicalli; Renato de Oliveria; Severino Araújo e Sylvio Mazzucca. Não deixem de conferir. Comentários também são bem vindos 😉

dora – com severino araújo
aos pés da cruz – com lindolph gaya
adeus – com renato de oliveira
saia do caminho – com léo peracchi
carinhoso – com lyrio panicalli
promessa – com gabriel migliori
caminhemos – com gustavo de carvalho (guaraná)
canta brasil – com sylvio mazzucca

Dora Lopes – Minhas Músicas E Eu (1965)

Olá, amigos cultos e ocultos! Agora que eu entrei no embalo, vamos continuar com as vozes femininas dando o toque musical. Hoje eu trago para vocês a cantora e compositora carioca, Dora Lopes, uma artistas que iniciou sua carreira ainda bem moça, nos anos 40, se apresentado em casas noturnas. Seu primeiro disco ela gravou no início dos anos 50. Passou por diferentes gravadoras, lançando ao longo de sua carreira 19 bolachas de 78 rpm e 3 lps. Entre os ‘long plays’, lançou este em 1965, pela Copacabana, onde ela pela primeira vez apresenta um trabalho totalmente autoral, em parceria com outros compositores.
Taí um disco que eu mesmo estou conhecendo agora. Não fosse por esta postagem ele ainda iria ficar um tempo na estante me esperando para ser ouvido. Estão vendo? É também assim que eu escuto e conheço velhos e novos discos. Produzir este blog é isso, um eterno aprendizado musical. 🙂

dona solidão
ambiente diferente
recalque noturno (eu sou a madrugada)
canção do que você é
dúvida
pintura manchada
meu alguém
com dolores no céu
meu samba triste
se arranca que vem chuva
lavadeira tem filho doutor
madrugada zero hora

Claudette Soares – A Dona Da Bossa (1987)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Geralmente, quando estou fazendo alguma postagem, tenho sempre ao meu lado alguns ‘cúmprices-críticos’ dando seus ‘pitacos’, antes mesmo de ver a coisa publicada. Nessa semana já criticaram (em tom de gozação) o fato de eu estar postando um disco da cantora Carmen Silva. Gritaram da cozinha: “olha o público!” Caraí.., parece até que não conhecem o Augusto aqui e seu Toque Musical! Muito menos a máxima: “Um lugar para se ouvir música com outros olhos”. Agora, ouvi lá da sala a mesma voz dizendo (também em tom de gozação): “aí, heim? se redimindo…” Sinceramente, essa eu não entendi…
Bom, vamos toque… hoje eu trago para vocês a cantora Claudette Soares em seu primeiro lp. Na verdade, trata-se de um relançamento feito nos anos 80 através do selo Imagem, do lendário Garoto da Lua, Jonas Silva. Como já disse, em outra ocasião, Jonas criou esse selo para lançar, em especial artistas e discos de jazz. Relançou diversos álbuns, alguns inclusive nunca tiveram antes lançamento no Brasil. Na década de 80 ele relançou entre outros este que foi o primeiro lp gravado pela cantora Claudette Soares. O álbum originalmente saiu em 1964 pelo selo pernambucano Mocambo, gravadora a qual Jonas também trabalhou como produtor musical. O lp saiu com uma capa diferente, com a foto recortada e sem o título original. Ao que parece este relançamento foi bem oportuno, pois veio numa fase de ostracismo da cantora e resgatava um de seus mais belos trabalhos. Aqui encontraremos um repertório essencialmente de bossa nova e para época, da melhor qualidade. Quem ainda não ouviu, faça-me o favor…

pra que chorar
azul contente
samba do avião
sem você
ah, se eu pudesse
tristeza de nós dois
garota de ipanema
samba só
crediário do amor
bossa na praia
evolução
conselho a quem quiser voltar

Alaide Costa – Canta Suavemente (1960)

Olá amigos cultos e ocultos! É… definitivamente eu chego a conclusão de que as pessoas que passam por aqui, em sua maioria, não lêem os conteúdos das postagens e muito menos as informações e orientações de uso do blog. Seria, para mim, apenas lamentável não fosse também uma amolação, pois estou sempre tendo que explicar o óbvio. Não seria mais fácil simplesmente ler o que está escrito no Toque Musical? Estão perdendo tempo… Inclusive, aproveitando o ensejo, quero deixar claro e avisado aqui também (e mais uma vez) que a configuração de participação dos associados ao GTM deve ser SEMPRE e EXCLUSIVAMENTE a de não receber e-mails do grupo. Muitos, aos se associarem, marcam lá nas opções o recebimento de mensagens (ou links), mas isso não está valendo. Todos, ao se inscreverem, são automaticamente redefinidos para essa opção. Aqueles que teimam, entram no site do GTM e muda suas configurações de recebimento, logo que assinalados têm seus e-mails banidos. Por isso, peço a todos que fiquem atentos. Que leiam e aceitem as condições deste blog, ok? O Toque Musical só tem sentido se houver participação, o famoso ‘feed-back’.
Bom, para hoje eu estou trazendo um disco de uma das minhas cantoras favoritas. Se até hoje eu não andei postando muitos discos dela aqui, foi apenas por descuido, ou mesmo porque sempre podemos encontrar sua voz cantando em outras fontes. Mas dessa vez, movido pelo embalo do canto feminino da semana, achei por bem trazer para o nosso lado outro disco da Alaide.
Temos aqui o “Alaide Costa, Canta Suavemente”, álbum lançado em 1960 pela RCA Victor. Este foi o segundo ‘long play’ gravado pela cantora, mantendo um inquestionável bom gosto de repertório, com músicas como “Esquecendo você”, de Tom Jobim; “Complicação”, de Ronaldo Boscoli e Chico Feitosa; “Chora tua tristeza”, de Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini; “Dindi”, de Aloysio Oliveira e Jobim… Putz, só tem coisa boa aqui! Entre outras, era também a Bossa Nova se manifestando na voz de uma das maiores cantoras do Brasil! Melhor listar logo a baixo todas de uma vez 🙂

esquecendo você
complicação
história de nossa história
ciúme
é mentira nosso adeus
chora tua tristeza
dindi
jura de pombo
o nosso olhar
dê-me o braço
discussão
fim de noite

Dulce Nunes – Dulce (1965)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Aqui vamos nós com mais uma toque musical. Sempre trazendo raridades e curiosidades da fonografia nacional. E para comemorar o feriadão que vem chegando (o meu já começa amanhã) e também para levantar a moral e contrabalancear a programação postal (hehehe…), eu trago para vocês esta jóia de disco, a bela Dulce Nunes numa produção de Roberto Quartin e seu sofisticado selo Forma. Beleza de lp, lançado em 1965. Traz um repertório da melhor qualidade e participações prá lá de especiais, além dos arranjos e regência do maestro Guerra Peixe. Entre os músicos participantes temos Baden Powell, recém chegado da Europa, trazendo além de seu violão, uma série de músicas, composições em parceria com outros grandes, que fazem parte deste álbum. Nota 10!
cântico
bom dia amigo
canção da minha amanda
canção em modo menor
estrada branca
derradeira primavera
canção do amor ausente
minha desventura
canção de ninar meu bem
eurídice
onde está você?
soneto da separação

Carmen Silva E Los Bronces – Sabor Romântico (1981)

Muito bom dia, amigos cultos e ocultos! Como sempre na correria, sem tempo nem para um café descente, aqui vou logo cedo, dando o toque desta terça feira. Puxando dos meus ‘arquivos de gaveta’, no sorteio veio este para a alegria dos ultra românticos, apaixonados por boleros. Curioso… À medida em que a gente vai ficando mais velho, começa a gostar daquelas coisas que antes chegavamos até a criticar. Eu, pessoalmente nesse sentido, sou um cara muito bem resolvido, escuto tudo sempre com outros olhos. Daí, vem o ecletísmo musical nacional do Toque Musical (putz, deu até rima!), hehehe…
Olha aí, vamos hoje com este lançamento da RCA, trazendo a cantora Carmen Silva, acompanhada pelo trio Los Bronces, do produtor, maestro e compositor argentino, Pepe Avila. Neste álbum, por sinal muito bem produzido, temos uma seleção de boleros famosos, como uma interpretação impecável de Carmen. Eu confesso que pouca coisa conheço desta cantora, mas entre os discos dela que já ouvi, este foi o que me pareceu melhor. Nada como um bom produtor e uma boa gravadora para elevar um artista. É nesse momento que a gente vê a capacidade do artista. Bom, estou dizendo isso de uma produção fonográfica que existiu até a década de 80. Depois disso, tudo ficou mais fácil e ordinário (com raras exceções!)

o dia que me queiras
nunca jamas
vem perto de mim
sabor a mim
contigo na distância
estou perdendo a cabeça por você
contigo
contigo aprendi
sejas bem feliz
onde estás coração
angústia
uma aventura a mais

Jacob Do Bandolim 3 – Seleção 78 RPM Do Toque Musical – Vol 50 (2013)

É com muita alegria que estamos de volta com o Grand Record Brazil, a divisão de 78 rpm do TM, para alegria de nossos amigos cultos, ocultos e associados. E nesta quinquagésima edição, apresentamos a terceira parte desta retrospectiva de gravações do genialíssimo Jacob do Bandolim, este que sem nenhuma dúvida foi um autêntico mestre das cordas. Todas as gravações, evidentemente, são da RCA Victor, feitas entre 1953 e 1955, do acervo do colecionador Sérgio Prata, a quem novamente agradecemos a cortesia. Em ordem de lançamento, são estas as 13 joias que lhes apresentamos: para começar, o lado B do disco 80-1163 (faixa 11 de nossa sequência), o choro “Pardal embriagado”, de Patrocínio Gomes, gravação de 14 de maio de 1953, lançada em julho seguinte, matriz BE3VB-0122. Em seguida, o disco 80-1214, gravado em 13 de agosto de 1953 e lançado em outubro seguinte: abrindo-o, matriz BE3VB-0235, o baião “Brotinho”, faixa 12 de nossa sequência, composto por nada mais nada menos que seu filho Sérgio Bittencourt, que seria também cantor e compositor (autor de clássicos como “Eu quero”, “Canção a medo”, “Modinha” e, naturalmente, “Naquela mesa”, em homenagem póstuma a seu pai), além de colunista de jornais e revistas. Jacob o executa ao vibraplex (instrumento que ele mesmo criou, um violão-tenor ligado a um órgão Hammond, que tinha som parecido com os dos atuais sintetizadores), e esta foi a primeira composição gravada do filho Sérgio. No verso, matriz BE3VB-0236, uma primorosíssima execução de Jacob para a clássica valsa “Rapaziada do Brás”, de Alberto Marino (faixa 13 de nossa sequência), que homenageia o bairro de São Paulo de mesmo nome, cuja população era basicamente de imigrantes italianos e seus descendentes. Surgida em 1926, na gravação dos irmãos saxofonistas Jota e O.Pizarro (quem seriam?), esta valsa teve maior repercussão a partir de 1932, nos registros dos Sextetos Piratininga e Bertorino Alma (anagrama do autor, Alberto Marino), e em 1960 ganhou letra do filho do autor, Alberto Marino Jr., gravada com êxito por Carlos Galhardo. Temos depois o frevo “Sai do caminho”, do próprio Jacob, disco 80-1226-B, gravado em 10 de setembro de 1953 e lançado em novembro seguinte para a folia de 54, matriz BE3VB-0254 (faixa 8 de nossa sequência), no qual ele mostra a admiração que tinha pelo carnaval do Recife, embora não-folião. A mazurca “Vidinha boa”, do próprio executante, faixa 9 desta seleção, foi gravada em 15 de fevereiro de 1954, com lançamento em abril seguinte sob número 80-1269-B, matriz BE4VB-0346. O samba-canção “Santa morena”, também de Jacob, e faixa 10 de nossa sequência, foi gravado pelo mestre em 13 de abril de 1954, com lançamento em julho seguinte sob número 80-1295-A, matriz BE4VB-0411. No verso, matriz BE4VB-0412, outra primorosa execução ao vibraplex, a do samba-canção “Saudade”, composição própria do mestre e faixa 5 de nossa sequência. As faixas 6 e 7 são do disco seguinte, o RCA Victor 80-1344, gravado em 12 de julho de 1954 e lançado em setembro seguinte com dois choros do nosso próprio mestre: abrindo-o, matriz BE4VB-0503, “Bola preta”, e, completando-o, matriz BE4VB-0504, “Saliente”, ambos bastante conhecidos e apreciados. Do disco 80-1390, gravado em 14 de setembro de 1954 e lançado em dezembro seguinte, apresentamos as duas faixas, que novamente demonstram o apreço de Jacob pelo carnaval recifense, sendo evidentemente frevos: abrindo-o, “Toca pro pau”, matriz BE4VB-0577 (faixa 4 de nossa seleção) e, completando-o, matriz BE4VB-0578, “Rua da Imperatriz” (faixa 3), visando, claro, a folia pernambucana de 1955. Em seguida, primeira faixa da nossa sequência, o samba “Meu segredo”, gravação de 13 de janeiro de 1955 lançada em março seguinte (80-1418-B, matriz BE5VB-0642). E encerrando cronologicamente nossa seleção, sendo na sequência a faixa 2, outro primoroso choro do próprio executante, “Benzinho”, gravação de 14 de março de 1955, matriz BE5VB-0699, lançada em maio do mesmo ano sob número 80-1434-A. Enfim, mais uma bela amostra do talento e da maestria deste mágico das cordas que foi Jacob do Bandolim! Gostaria inclusive de dedicar esta nossa retrospectiva ao Daniel Soares, o SenhorDaVoz, meu colega de YouTube, grande admirador de Jacob do Bandolim e do choro, cujo canal lá no YT pode ser visitado. Lá você vai encontrar vídeos com hits da MPB de várias épocas, inclusive diversos registros do grande Jacob do Bandolim, de quem continuaremos este retrospecto. Até lá!
* Texto de SAMUEL MACHADO FILHO

Ester De Abreu – Canta (1956)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Estou num desânimo que vocês não fazem ideia. Tudo por conta de uma constipação que refletiu até nos meus movimentos. Minha coluna até parece ter saido do lugar. Dói prá Augusto! E se não bastasse, ainda é domingo e de chuva. Daí, eu fico quietinho e para destrair, melhor mesmo é fazer minha postagem. Escolhi, portanto, um disco que já estava pronto, esperando a sua hora.
Vamos pela segunda vez trazendo a cantora portuguesa, Ester de Abreu. Há praticamente dois anos atrás eu postei aqui um outro disco dela, lançado pela Sinter, em 1954, como acompanhamento da Orquestra de Lyrio Panicali. Hoje vamos com este, lançado em 1956 pela Victor, onde Ester, também acompanhada da orquestra da casa, nos brinda com um repertório meio lá, meio cá. Quero dizer, no bom sentido, com músicas famosas de sua terra e também brasileiras, ou adaptadas. Acho interessante a maneira de interpretação desta cantora, principalmente ao cantar música brasileira. Parece que ela se transforma, sua voz fica ainda mais bonita. Confiram aí…
lisboa não sejas francesa
ilha da madeira
lisboa antiga
uma casa portuguesa
malageña
se um dia
ninguém como tu
mais um pouco de amor

Rago – Em Sonorâmico (1960)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Como fiquei por quase dois meses sem fazer novas postagens, acho que muita gente pensou que o Augusto aqui não fosse voltar. Mas enquanto ouver sulco na agulha o Toque Musical continua mandando brasa! Como já havia comentado, estou aos poucos repondo novos links. Primeiro cuidamos da postagem diária, depois vamos para as solicitações de reposição de links pedidos por vocês. A propósito disso, conto com a paciência de todos, pois vou colocando novos links de acordo com a ordem de chegada. Estamos ainda na pendência de 119 novos links. Aos poucos ou aos muitos eles saem. Paciência…
Escolhi para hoje este disco do violonista e compositor paulista Antonio Rago. Juro que eu nem lembrava de que já havia postado aqui um outro disco dele. Aliás, uma coletânea, a qual traz diversas músicas deste outro que estou trazendo agora. Certamente, quem estiver lendo este post já sabe onde clicar para chegar à postagem do disco anterior. Lá também vocês saberão um pouco mais a respeito desse artista.
“Rago, Em Sonorâmico” foi um lp da Continental, lançado em 1960. Neste álbum Rago vem acompanhado por seu regional, formado com Portinho, na clarineta; Hortêncio, na gaita; Jocy Alves, no violão; Nefe, no contrabaixo; Xixa, no cavaquinho e Pedro (Sorongo) no pandeiro. Antonio Rago, como se pode ver na capa do disco, vem pilotando seu violão elétrico, instrumento esse, criado exclusivamente para ele pela fábrica Di Giorgio. No repertório temos uma seleção variada de ritmos, entre boleros, baiões, mambo, choro, toada, samba e cha cha cha. Todas as músicas são de sua autoria.

jamais te esquecerei
folinha
mentiroso
mambo na glória
se ela voltasse
cha cha cha
em tuas mãos
o barão na dança
festa portuguesa
encantamento
boneca japonesa
você é meu samba

Top 19 – O Melhor Da Música Feita Em Minas Em 2012 (2013)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Olha sexta-feria chegando aí… E foi agora que eu me lembrei que tradicionalmente na sexta é que fazemos as postagens de discos/artistas independentes e coletâneas especiais do Toque Musical. Assim sendo, vou logo postando aqui esta coletânea criada no final do ano passado pelo meu amigo Edu Pampani. Na verdade é a segunda edição, pois no ano passado também tivemos outro “Top 19“, com os melhores da música independente mineira de 2011. Desta vez vamos com aquilo que, segundo o Pampani, foi o melhor da música feita em Minas em 2012. Eu, cá, só tenho a endossar 🙂

macaxeira fields – alexandre andrés
rap’ente – bilora
estação 104 – chico amaral
felicidade certa – dudu nicácio
burian – frederico heliodoro
estrela cadente – gabriel guedes
let me do it – gabriela pepino
juriti – gustavito
aurora – luiza brina
mar deserto – paula santoro
qualquer palavra – quarteto cobra coral
baião do caminhar – rafael martini
carne boa – roberta campos
vida no interior – rubinho do vale
de volta a delegacia – thiago delegado
rui macacada – tiãoduá
burn fya – uai sound system
cúria – urucum na cara
zé da guiomar – retrato da bahia

Meus Favoritos Columbia (1956)

Bom noite, amigos cultos e ocultos! Estou eu aqui passando um mal com minha coluna. Depois que chega na idade do condor, todo dia tem uma enhaca diferente. Esses dias eu não estou nada bem. Mas vou tentar aqui fazer esta postagem para ver se me distraio um pouco.
Segue aqui este lp de 10 polegadas, lançado pela Columbia nos anos 50. Como se pode ver, trata-se de uma coletânea reunindo gravações de cinco cantores do ‘cast’ da gravadora: Cauby Peixoto, Luiz Claudio, Lana Bittencourt, Alcides Gerardi e Zezé Gonzaga. São músicas extraídas de bolachas em 78 rpm desses artistas, sucessos nos anos de 1955 e 56. Vamso conferir?

para que recordar – alcides gerardi
os pobres de paris – luiz claudio
meu benzinho – lana bittencourt
lisboa antiga – cauby peixoto
história de um amor – luiz claudio
arrivedercy roma – zezé gonzaga
é tão sublime o amor – cauby peixoto
tudo foi ilusão – alcides gerardi

Emílio Santiago (1975)

Olá amigos cutlos e ocultos! Eu realmente ando sem tempo para as nossas postagens. Ontem mesmo, eu não tive condições. Tô num corre corre que nem paulista. Mas hoje eu não poderia deixar de prestar aqui a minha homenagem ao grande cantor que foi Emílio Santiago. Ele faleceu hoje pela manhã.
Como disse, estou sem condições, daí tive que apelar para um arquivo de gaveta, mas daquelas onde a gente guarda as coisas que as pessoas vão lhe enviando. Para lembrarmos do talento desse cantor, trouxe para vocês um álbum, me parece que foi o primeiro gravado por ele. Neste álbum ele conta com a participação de time de primeiríssima. Só tem feras: Wilson das Neves, Hélio Delmiro, Azimuth, Vitor Assis Brasil, Dori Caymmi. Copinha, Durval Ferreira, Ivan Lins, João Donato e outras estrelas reluzentes.
Um abraço para o Emílio Santiago!

bananeira
quero alegria
por que somos iguais
batendo a porta
depois
brother
la mulata
nêga dina
doa aque doer
sessão dsa dez

Jacob Do Bandolim 2 – Seleção 78 RPM Do Toque Musucal – Vol. 49 (2013)

Em sua quadragésima nona edição, o Grand Record Brazil apresenta a segunda parte da retrospectiva dedicada a este genial instrumentista que foi Jacob Pick Bittencourt, o notável Jacob do Bandolim (1918-1969). Aqui apresentamos mais doze preciosas gravações, do acervo do pesquisador Sérgio Prata, que por certo farão a alegria e o deleite de todos aqueles que apreciam a boa música instrumental brasileira. Como já informado anteriormente, é na RCA Victor, a partir de 1949, que Jacob irá registrar toda a sua discografia em 78 rpm e quase toda em LPs (nesse formato, gravou na CBS o álbum “Retratos”, em 1964).
Evidentemente, as doze faixas desta segunda parte são registros RCA Victor. Para começar, um choro de outro mestre, Pixinguinha, “Teu aniversário”, originalmente intitulado “Recordando” e com gravação original pelo próprio Pizindim com sua flauta, em 1935. Jacob o regravou com o novo título em 30 de junho de 1950, com lançamento em setembro seguinte sob n.o 80-0688-B, matriz S-092700 (o lado A é “Mexidinha”, que está em nosso volume 1 deste retrospecto). Temos depois um choro do próprio mestre, “Por que sonhar?”, gravado em 16 de março de 1953 e lançado em maio seguinte, com o n.o 80-1122-B, matriz BE3VB-0050. No lado A, matriz BE3VB-0049, mais um choraço dele mesmo, “Tatibitate”. E é como compositor que Jacob comparece na maior parte das faixas deste volume 2. Caso do choro “Biruta”, gravado em 19 de junho de 1952 e lançado em outubro seguinte, disco 80-0987-B, matriz SB-093331, do qual também apresentamos a faixa de abertura, o coco “Forró de gala”, matriz SB-093300, dele mesmo, claro. Do compositor e instrumentista carioca Mário Álvares da Conceição, também conhecido como Mário Cavaquinho (1861?-1906?), Jacob resgata o choro ‘Teu beijo”, gravação de 11 de setembro de 1950, lançada em novembro seguinte com o n.o 80-0711-B, matriz S-092750 (ao que parece o registro original). Temos em seguida outra bela e conhecida obra-prima do choro, concebida pelo próprio Jacob: “Doce de coco”, em antológica gravação de 18 de dezembro de 1950, lançada em março de 51 (80-0745-B, matriz S-092813), sendo até hoje número obrigatório em qualquer roda de choro. Depois iremos travar contato com a primeira gravação que Jacob fez do choro clássico “Lamento”, de Pixinguinha (que depois teve o título mudado para o plural, “Lamentos”), originalmente lançado em 1928 pela Orquestra Típica Pixinguinha-Donga. Jacob o registrou pela primeira vez em 14 de março de 1951 com lançamento em junho seguinte (80-0767-A, matriz S-092905), e voltaria a gravá-lo primorosamente, em 1967, para o álbum “Vibrações”. Na faixa 10 está o verso desse disco, a polca “Siri tá no pau”, matriz S-092906, de autoria de Miguel de Vasconcellos, originalmente lançada em 1914 pelo grupo O Passos no Choro e também bastante conhecida. Na faixa 9, Jacob executa à violinha (!) outro belo choro seu, “Nostalgia”, gravação de 23 de julho de 1951, lançada em outubro seguinte sob n.o 80-0813-B, matriz S-092986. “Eu e você” é outro choro do próprio mestre, gravado em 5 de maio de 1952 e lançado em julho seguinte (80-0931-B, matriz S-093263). Para encerrar esta segunda parte, temos “Choro de varanda”, no caso, certamente, a varanda da casa de Jacob, em Jacarepaguá, que é o lado A de “Teu beijo”, de Mário Cavaquinho, matriz S-092749 (claro que essa outra música é do Jacob mesmo). Enfim, mais uma amostra da magia, do talento e da maestria do eterno Jacob do Bandolim. E vem muito mais por aí, esperamos…

*TEXTO DE SAMUEL MACHADO FILHO.

Conjunto Fogueira Três – Varig 1927-1987 (1987)

Boa noite, meus prezados amigos cultos e ocultos! Estou ao poucos recolocando no GTM novos links solicitados por vocês. Com já disse outras vezes, é preciso ter paciencia e aguardar na fila, pois são muitos os pedidos e a coisa aqui vai por ordem de chega, ok?
Hoje eu estou trazendo um disquinho curioso. Um álbum promocional lançado pela empresa de aviação Varig em comemoração aos seus 60 anos de existencia. Isso foi em 1987! Para a ocasião eles criaram um álbum personalizado, com um disco colorido, tendo a logomarca impressa diretamente no vinil. Um luxo só! Para melhorar, escolheram o requintado conjunto de bossa jazz, Fogueira Três, formado pelo contrabaixista Fogueira, Haroldo Jobim na bateria e Alfredo Cardim no piano. Creio eu que os fonogramas que fazem parte desse repertório sejam de algum disco lançado por eles anteriormente. Simplesmente delicioso de se ouvir, bossa e jazz…
garota de ipanema
samba de verão
corcovado
what watch happens
wave
the gentle raim
agua de beber
ela é carioca
batida diferente
amazonas

Flávio Cavalcanti – O Repórter Da História (1973)

Bom noite, amigos cultos e ocultos! Mal eu retornei e a perseguição continua. Hoje eu recebi uma notificação do 4Shared avisando que o arquivo do disco “Superstar”, do Cauby Peixoto, foi suspenso devido a uma reclamação anônima. Bom! Anônimo agora também é detentor de direitos autorais. A RCA Victor, ou quem a representa atualmente, nem deve saber da existência desse disco. Aliás, se ficou sabendo foi mesmo por conta do Toque Musical. Porque se depender de gravadoras, multinacionais, só interessa o que ainda der retorno financeiro. Como se trata do Cauby Peixoto, acho até que algum dia eles irão relançar… via iTunes os mp3 que a gente posta aqui. E lá, claro, quem quiser baixar tem que pagar. Se perguntarem quanto que o Cauby, os compositores e músicos envolvidos vão ganhar com isso, eu lhes digo com certeza: nada! As gravadoras, ou algo assim, estão se redescobrindo. Perceberam que podem continuar explorando a ‘cultura fonomusical’ de maneira ainda mais vantajosa. Eles agora vendem o imaterial. Antes vendiam discos, hoje vendem concessão para ouvir. Música se tornou apenas um entretenimento ordinário Algo sem compromisso como se ouvir tudo pelo rádio. As pessoas hoje gostam do que é formatado para elas. Talvez seja por isso que o nível musical pelo mundo caiu tanto. Seja como for, o importante é não deixar que o lixo atual atropele a rica produção de outras décadas. O mundo está sempre mudando e precisamos estar atentos para não deixar o barco ir de encontro às pedras…
E falando em história, eis aqui um lp bem curioso. Um disco que só mesmo no Toque Musical vocês poderiam encontrar. Olhem só, o impagável apresentador Flávio Cavalcanti, num momento raro e exclusivo, entrevistando as nobres figuras de Pedro Alvares Cabral, Tiradentes, Dom João VI, seu filho Dom Pedro I, a Princesa Isabel e de quebra, ainda sobrou para o Santos Dumont. É isso aí, ele conseguiu entrevistas exclusiva que nos revelam um pouco da nossa história. Seis personagens importantes contando ao repórter seus fatos mais marcantes. Alguns, hoje sabemos, não de todo verdadeiros. Enfim, um curioso relato em forma de entrevista. Creio eu que na época, no programa do Flávio havia um quadro assim. Ou estarei enganado? Flávio Cavalcanti entrevista:

pedro alvares cabral
tiradentes
d. joão VI
d. pedro I
princesa izabel
santos dumont
.

Renato Mendes – Some Stars (198…)

Olá amigos cultos e ocultos! Vamos voltando sem muita pressa e afobação para não tropeçar… Há quase um ano atrás eu postei aqui um disco do organista Renato Mendes (Renato Mendes e Seu Orgão – 1962), um dos grandes (e esquecidos) nomes da música brasileira. Como ‘grandes nomes’ estão geralmente associados ao sucesso e popularidade, talvez muita gente não o reconheça, pois seu talento musical se encontra em uma outra esfera, a da música eletrônica, de teclados variados. Não vou ficar aqui repetindo toda essa história. Na postagem do disco anterior há outras informações, que levam também a uma outra, muito boa, publicada pelo blog Vinyl Manic. Eu, inclusive, havia dito na época que iria postar em breve outro lp do Renato, mas o tal disco acabou sumindo por aqui. Achei então esse outro, “Some Stars”, álbum lançado na década de 80, creio eu. Não há referencia certa à data. Trata-se de uma produção independente. Um disco onde o nosso artista desfila um repertório variado, com temas nacionais e internacionais, sob as teclas de um orgão eletrônico Yamaha, na época o poderoso Electone FX-20. Pessoalmente, achei o resultado um pouco decepcionante, considerando as qualidades do instrumentista e a fama do instrumento. Sinceramente, eu esperava mais. Bem porque até a capa nos convida a um disco aparentemente grandioso. Para mim, vale mais como curiosidade. Aliás, eu adoro curiosidasdes 🙂

guerra nas estrelas
when you wich uppon a star
the umbrella’s theme:
genevieve’s theme
watch what happens
i will wait for you
the saddest thing of all
tô voltando
vera cruz
rio
bem querer
estrelinha
mahmy

Gilberto Gil – JA & Gil (1972)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Surpresa!!! Aqui estamos de volta! Espero que dessa vez seja pra valer. Estou ainda me recompondo, em todos os sentidos. Nesse tempo parado, até deu para esquecer como se faz uma postagem. Mas vamos lá…
Para recomeçarmos, eu estou trazendo para vocês um disco de colecionador. Um objeto raro, que entre os aficcionados do vinil é peça preciosa. Temos aqui Gilberto Gil em seu terceiro álbum, lançado originalmente em 1969 e aqui reapresentado, em 1972, numa edição especial do divertido “Jornal das Amenidades”, uma publicação criada pelo jornalista Tarso de Castro.
Quem conhece bem a discografia do Gilberto Gil sabe o quanto este lp é bom, das melhores safras! Mesmo assim, eu não o teria postado, não fosse essa edição. Bem a cara do Toque Musical, não acham? Então, vamos lá… o link já está lá no GTM esperando vocês. Quem ainda não se associou, basta ler as informações contidas no blog. Tá tudo aí, bem explicadinho, ok?

cérebro eletrônico
volks volkswagen blues
aquele abraço
17 léguas e meia
a voz do vivo
vitrines
2001
futurivel
objeto semi identificado

Contando Com Uma Pequena Ajuda Dos Amigos (Cultos e Ocultos)

MEUS PREZADOS AMIGOS CULTOS E OCULTOS. DESDE QUE EU CRIEI ESTE BLOG NUNCA FIQUEI MAIS DE UMA SEMANA SEM ABASTECÊ-LOS COM NOVIDADE. E DIGA-SE DE PASSAGEM, POSTAGENS SEMPRE DIÁRIAS! INFELIZMENTE, AO LONGO DESSE TEMPO E MAIS EXATAMENTE NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS, TEMOS ENFRENTADO DIVERSOS PROBLEMAS E OBSTÁCULOS QUE VÃO SE TORNANDO CADA VEZ MAIS INTRANSPONÍVEIS. QUEM ACOMPANHA DE PERTO O TOQUE MUSICAL VÊ O QUANTO EU TENHO BUSCADO ALTERNATIVAS PARA MANTER ACESA A CHAMA. REALMENTE, NÃO É MOLEZA E SÓ MESMO O PRAZER E A DEDICAÇÃO FAZEM COM QUE O NOSSO BLOG CONTINUE EM SUA MISSÃO. COMO TODOS DEVEM SABER, ESTAMOS PARADOS DEVIDO À UMA SÉRIE DE PROBLEMAS. OS LINKS PELO MEDIAFIRE DESATIVADOS (PRATICAMENTE 90% DE TUDO QUE FOI POSTADO AQUI) FOI UMA SITUAÇÃO DESANIMADORA. PARA PIORAR, TIVE AGORA PROBLEMAS NO MEU COMPUTADOR PRINCIPAL. PENSEI QUE O PROBLEMA FOSSE ALGO FÁCIL DE RESOLVER, MAS A COISA ESTAVA PIOR DO QUE EU IMAGINAVA. TEREI QUE TROCAR PRATICAMENTE TODO O COMPUTADOR. O PIOR DISSO TUDO É REMANENJAR OS ARQUIVOS, REINSTALAR PROGRAMAS, REFAZER O MESMO ESQUEMA DE ARQUIVOS QUE EU TINHA ANTES. ISSO VOCÊS NÃO FAZEM IDEIA DO QUANTO É TRABALHOSO. ESPERO NA PRÓXIMA SEMANA COMPRAR UM NOVO COMPUTADOR. MAS PARA TUDO CONTINUAR FUNCIONANDO COMO ANTES, TEREI QUE MANTER O VELHO WINDOWS XP. SÓ ELE ENTENDE AS MINHAS NECESSIDADES. E POR FALAR NISSO, EM NECESSIDADE, ESTOU PRECISANDO DE UM NOVO PROGRAMA DE SOM, UM NOVO SOUND FORGE, COMO ESTE DA ILUSTRAÇÃO. SERÁ QUE EU POSSO CONTAR COM UMA PEQUENA AJUDA DOS AMIGOS? SERÁ QUE ALGUÉM AQUI TEM ESSE PROGRAMA? MAS, POR FAVOR, NÃO PODE SER DEMO, OU DAQUELES PROGRAMAS CRAQUEADOS. TEM QUE SER ORIGINAL, OK? QUEM PUDER AJUDAR, POR FAVOR, FAÇA EM CONTATO. ENTRE MUITAS COISAS QUE O TM PRECISA PARA VOLTAR, ESSA É UMA DAS MAIS IMPORTANTES. CONTO COM VOCÊS!