Helio Matheus – Matheus Segundo Matheus (1975)

Fala ae… amigos cultos e ocultos! Depois do carnaval, me perdi completamente com tantos outros afazeres. É aquela velha história da falta de tempo. Sim, estou sem tempo até para ouvir música. Mas não posso deixar a coisa se acumular, assim, o jeito é recorrer aos velhos ‘arquivos de gaveta’, aquilo que recebo de vocês e guardo exatamente para esses momentos.
Então, temos aqui o Hélio Matheus, cantor e compositor carioca em seu primeiro lp, “Matheus Segundo Matheus”, que pelo título tem-se a impressão de que este foi seu segundo disco, mas creio que isso se deve ao fato de que antes ele já havia lançado um compacto, em 1969. Hélio Matheus começou a carreira tocando em boates do Rio e São Paulo. Sua música foi gravada por diversos artistas e inicialmente por Vanusa que defendeu no FIC, de 1969, seu primeiro sucesso, “Comunicação”, também gravada por Elis Regina. Ao longo de sua carreira gravou apenas três discos, mas sempre se dedicou a compor para diferentes artistas da MPB. 
Em “Matheus segundo Matheus ele veio muito bem assessorado, tendo um time de músicos de peso, como a turma do Azymuth e Zé Rodrix. Teve neste disco músicas usadas como temas de novelas da Globo, o que lhe garantiu um certo sucesso. Sua música tem muita semelhança com a de outros artistas do chamado ‘samba-rock’, o swing de Luis Wagner, Wando e porque não dizer, até Jorge Ben. Faleceu em 2017, por conta de uma pneumonia. Vítima do alcoolismo, passou seus últimos anos de vida em albergues e no Retiro dos Artistas.
 
marraio
mais kriola
cidadezinha
meu diário
comunicação/camisa 10
briguenta
meu mundo de monstros e fantasias
você se foi
meu segredo
ausência
 
 
.